Prefeito Neto analisa com a Vale relações da empresa com Baixo Guandu

O prefeito Neto Barros recebeu na última quarta feira (10/01), no gabinete, uma equipe da Vale que cuida das relações institucionais da empresa com as comunidades onde atua, quando em quase duas horas de conversa foram tratados vários assuntos do interesse de Baixo Guandu.

Na ocasião foi apresentado ao prefeito o funcionário da Vale Carlos Brazil, que  assumiu recentemente as relações institucionais da empresa na área que compreende  Colatina a Conselheiro Pena, em substituição a Jaimes Henrique, que assumiu outra área.

Estiveram presentes também no encontro, representando a Vale, Alvaro Albergaria e o ambientalista Henrique Lobo, ambos  da mesma forma responsáveis pela relação institucional  da empresa com as comunidades.

Os representantes da Vale reiteraram ao prefeito Neto Barros a intenção de manter com Baixo Guandu uma relação constante de aproximação com a comunidade, numa interação saudável e sempre voltada aos interesses locais.

O prefeito Neto Barros aproveitou a oportunidade para solicitar da Vale recursos para reforma da ponte de ferro,  a mais antiga de Baixo Guandu, construída em 1907 sobre o rio Guandu para passagem da estrada de ferro. Hoje a ponte é aproveitada para a passagem de veículos, mas encontra-se em condições insatisfatórias de uso.

A Vale é sócia da Samarco, a empresa responsável pela maior tragédia ambiental da história do país, em 2015, quando milhões de toneladas de lama tóxica foram lançadas no rio Doce com o rompimento da barragem de Mariana.

Baixo Guandu foi uma das cidades duramente atingidas pelo desastre ambiental, com consequências que permanecem na economia local e no sustento de famílias que viviam especialmente da pesca.

O prefeito relatou aos representantes da Vale as ações que Baixo Guandu está fazendo para ser ressarcido dos danos, junto à Fundação Renova, entre eles a liberação de recursos de R$ 11 milhões para o tratamento do esgoto doméstico da cidade.

Neto cobrou também da Vale uma maior aproximação com o calendário de eventos da cidade, solicitando recursos em forma de patrocínio para manter o bom nível destes atrativos, entre eles a festa pomerana, o encontro de motociclistas, as competições de voo livre, a festa da cidade, o Natal Luz e o Reveillon.

Os representantes da Vale assumiram o compromisso de analisar cada reivindicação de patrocínio ou da liberação de recursos para outros setores, assegurando o interesse da empresa em manter uma relação de constante cooperação com Baixo Guandu.

Recentemente a Vale liberou recursos de R$ 250 mil para a Assistência Social em Baixo Guandu, destinado ao Fundo do Idoso, atendendo a projeto encaminhado pela Secretaria do setor. Também foram liberados recursos para o FIA- Fundo da Infância e do Adolescente.

A Vale atua em Baixo Guandu há mais de um século, desde 1907, quando os trilhos da estrada de ferro chegaram à cidade e foram importantes no processo de desenvolvimento local.