Prefeito Neto participa hoje de live para discutir Lei de Emergência Cultural

Baixo Guandu terá nesta terça-feira (23), às 19 horas, a segunda webconferência, realizada por meio de uma sala virtual, pela plataforma Google Meet,  para continuação dos debates com os artistas da cidade, além da participação de artistas da cidade de Colatina, acerca da aplicação dos recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, aprovada no Senado e na Câmara Federal e que agora aguarda a sanção da Presidência da República.

Este segundo encontro contará com a presença de Carolina Ruas, Subsecretária de Estado de Políticas Culturais, Neto Barros, Prefeito de Baixo Guandu, Jane Ribeiro, Secretária de Cultura de Baixo Guandu e Wilton Minarini, Presidente da Câmara de Vereadores de Baixo Guandu.

O movimento cultural reunido nos últimos meses têm se articulado em diversas frentes e formatos para pensar e construir alternativas que enfrentem a realidade socioeconômica que a pandemia do novo Corona Vírus (Covid-19) trouxe à população e, sobretudo aos trabalhadores da arte e cultura.

Se sancionada, a lei destinará cerca de três bilhões de reais a partir do Fundo Nacional de Cultura aos estados e municípios, portanto, importante assinalar, não é verba suplementar, mas dinheiro já existente e ocioso que deve ser aplicado em políticas públicas para a área. Pode trazer para o setor cultural do município de Baixo Guandu um pouco mais de R$ 240 mil reais.

Os recursos serão utilizados pelos Municípios em três frentes. Renda emergencial no valor de R$ 600 reais aos trabalhadores da área cultural; subsídio para manutenção de espaços culturais, para micro e pequenas empresas do setor com valores entre 3 mil a 10 mil reais; e também assegura no mínimo 20% que poderão ser aplicados em instrumentos de incentivo à cultura, como editais, chamadas públicas e prêmios.

O evento, de iniciativa do CADOZ Coletivo, contará com a participação de gestores e artistas dos vários setores culturais da cidade de Baixo Guandu e de Colatina, como: atores, músicos, escritores, artesãos, dentre outros.

Serviço:
Webconferência Lei Aldir Blanc Baixo Guandu