Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Prefeitura apresenta projeto de compra direta de alimentos

Prefeito Municipal, Lastênio Cardoso, Superintendente Municipal, Sebastião Demuner, Gestora do Programa Bolsa Família, Míria Souza Cruz, Engenheira Agrônoma, Karla Galon. Foto: Ascom (Fhilipe Gonçalves)

A Prefeitura de Baixo Guandu realizou na última sexta-feira (07/05) a primeira reunião dos Presidentes das Associações de Agricultores para apresentação do projeto de Compra Direta de Alimentos. A reunião aconteceu no auditório da Prefeitura de Baixo Guandu onde foram apresentados aos produtores as informações do projeto.

O Projeto Consiste na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e doação simultânea destes produtos à rede socioassistencial municipal, a fim de combater a insegurança alimentar e nutricional e promover o Direito Humano à Alimentação Adequada. Por meio de Chamada Pública, cada município seleciona agricultores para comercializar o valor de até R$ 6.500,00, dentro do ano civil, por unidade familiar.

O municipal de Baixo Guandu irá empenhar um montante no total de R$ 195 mil no programa, distribuídos entre vários gêneros alimentícios como feijão, fubá, banana, tomate, pó de café dentre outros.

“Com as restrições impostas à feira municipal pela pandemia da COVID-19 e a situação geral da economia brasileira a renda dos agricultores de Baixo Guandu foi comprometida, com o CDA além de garantir o direito à alimentação para 250 famílias guanduenses o programa irá gerar uma importante fonte de renda para os produtores rurais neste momento de incerteza econômica”, frisou o prefeito Lastênio Cardoso.

Para participar os agricultores precisam apresentar proposta à chamada pública atendendo aos critérios do programa:

* Famílias compostas por no mínimo 02 familiares;
* Inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico);
* Possuidores de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (DAP pessoa física) atualizada;
* Possuidores de bloco de notas de produtor rural;
* Conta-Corrente em nome do(a) titular da proposta.