Prefeitura de Baixo Guandu antecipa ações de prevenção em caso de chuvas no fim de ano

Os últimos meses do ano devem marcar o início da temporada de chuvas no Espírito Santo, segundo informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Por isso, a Prefeitura de Baixo Guandu, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Serviços Urbanos e o Departamento da Defesa Civil, já começou os trabalhos para um eventual final de ano com chuvas no município. A antecipação das ações é válida, haja vista o estrago causado pelas fortes chuvas do ano passado. Segundo a Administração Municipal, foram contabilizados prejuízos de aproximadamente R$ 85 milhões na infraestrutura da cidade. E ainda foram registradas três mortes e duas pessoas desaparecidas.

Durante todo o ano equipes do Governo Municipal realizaram limpezas de bueiro, galerias e valões. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos ainda elaborou projeto e protocolou junto a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) solicitando um convênio para contratação de mais 1660 horas para limpeza de canais, bueiros, desobstrução de calhas, galerias elevatórias de esgoto sanitário, drenagem de córregos e reconstrução de diversos pontos danificados em decorrência das chuvas de dezembro do ano passado.

Já a Secretaria Municipal de Agricultura alargou parte da estrada que liga Baixo Guandu a Ibituba. Em alguns pontos fez contenção para evitar o isolamento que aconteceu em 2013. Pra relembrar, após as chuvas do ano passado os distritos em Baixo Guandu ficaram isolados e o único meio de transporte para chegar às localidades era de helicóptero.

Defesa Civil

A Defesa Civil Municipal também está trabalhando para garantir mais segurança aos moradores, caso o final de ano seja chuvoso. “Solicitamos um convênio junto a Sedurb para contenção de talude, que são barrancos, no distrito de Alto Mutum onde vivem 442 moradores”, explicou Valderio Sotele Walger, coordenador da Defesa Civil em Baixo Guandu.

A Defesa Civil local ainda fez um mapeamento de parte do município em conjunto com o CPRM (Serviço de Geologia do Brasil), para identificar diversas áreas de risco.

Diariamente a equipe faz um trabalho de conscientização junto aos moradores que vivem em áreas de risco. Uma equipe da Defesa Civil está comunicando a essas famílias, principalmente dos distritos do município, para que deixem as casas em caso de fortes chuvas.

Reconstrução

Em apoio ao município, o Governo Federal aprovou o plano de trabalho elaborado pela Defesa Civil de Baixo Guandu, em relação aos estragos causados pela chuva no final do ano passado. Com isso, serão destinados R$ 2,8 milhões para construção de pontes e bueiros no município. Vale ressaltar que o plano de trabalho solicitado era de mais de R$ 9 milhões. A prefeitura de Baixo Guandu ainda aguarda o repasse da verba.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias