Prefeitura de Baixo Guandu investe em capacitação de educadores

A Secretaria Municipal de Educação de Baixo Guandu está investindo na capacitação de diversos profissionais de seu quadro de efetivos. Os servidores municipais estão participando no decorrer desta semana da Formação com Coordenadores e Orientadores de Estudo do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), realizada no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

O PNAIC é um programa do governo federal integrado, cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras. Além da capacitação, os recursos investidos pelo governo federal garantem uma bolsa de R$ 750,00 mensais aos orientadores e de R$ 200,00 para os monitores do projeto.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Cenira Antônia da Silva, a capacitação é uma forma de estimular tanto profissionais quanto alunos. “Esse projeto estimula o professor pelo progresso do aluno e acreditamos que será um sucesso, porque é um trabalho bem minucioso onde todos os supervisores e professores terão um acompanhamento direto”, afirma a secretária.

Cenira afirmou ainda que essa é apenas a primeira de muitas capacitações que o município deseja proporcionar a seu quadro de servidores, e adianta que só está aguardando o calendário oficial para que, em parceria com o governo do Estado, ofereça um treinamento para os profissionais que irão trabalhar com o EJA ( Educação de Jovens e Adultos). "Queremos trazer jovens, adultos e até mesmo idosos de volta para a sala de aula."