Prefeitura desenvolve o Programa Plantar Água, atendendo a produtores para enfrentar a estiagem

Baixo Guandu é um dos municípios com menor índice de chuva no Espírito Santo, o que motivou a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura Rural, Estradas e Pontes a desenvolver este ano o programa Plantar Água, que consiste na construção e na recuperação de poços existentes no interior do município.

“Trata-se de um programa pioneiro e já atendemos entre julho e setembro deste ano, a 25 proprietários do interior de Baixo Guandu”, explicou ontem o secretário de Infraestrutura Rural, Sérgio Reis, que seguindo orientação do prefeito Neto Barros, vai dar continuidade ao atendimento em todas as áreas do município.

Depois de enfrentar uma seca severa entre 2014 e 2016, o Espírito Santo voltou a vivenciar uma forte estiagem no ano de 2019. Já são 16 municípios capixabas, entre eles Baixo Guandu, enfrentando problemas sérios com a falta de chuvas, especialmente no Noroeste do Estado.

Em alguns municípios já está havendo racionamento no fornecimento de água tratada, o que não é o caso de Baixo Guandu, pelo menos na sede, por causa da presença dos rios Doce e Guandu. “Baixo Guandu, como todos tem conhecimento, tem um índice de chuvas muito baixo e o programa Plantar Água é um esforço da Prefeitura em ajudar o produtor, criando condições para que ele armazene água no período chuvoso e possa utilizar este importante recurso no período de estiagem”, explicou o secretário Sérgio Reis.

O Programa da Prefeitura não tem data para acabar e pretende se estender a todo o interior do município de Baixo Guandu, segundo explicou ontem o engenheiro Djalson Costa, que trabalha na Secretaria de Infraestrutura. A abertura e recuperação de poços para armazenagem de água é feita de forma gratuita e os interessados em atendimento poderão procurar a Secretaria na sede de Baixo Guandu, próximo à rodoviária, para solicitar o serviço oferecido pela Prefeitura. Informações podem ser solicitadas pelo telefone (27) 99951-1043, falar com Djalson.

Criada em janeiro deste ano com a finalidade de cuidar especificamente do atendimento ao interior, a Secretaria de Infraestrutura Rural conseguiu, até o mês de agosto, patrolar 100% dos mais de 800 quilômetros de vias de Baixo Guandu. Hoje todas as estradas do interior estão em boas condições de tráfego, garantindo o escoamento da produção sem maiores preocupações.

Trata-se de um trabalho contínuo e diariamente as máquinas estão em ação para atender as estradas, além de desenvolver projetos como o Plantar Água e executar serviços como a construção de caixas secas, alargamento de vias e melhorias em bueiros. “É um trabalho diário, que exige dedicação para dar uma assistência digna ao homem do campo”, explicou o secretário Sergio Reis.