Prefeitura disponibiliza novos serviços online para o contribuinte

Iniciando um processo de modernização para mais comodidade do contribuinte, a Prefeitura de Baixo Guandu já disponibiliza via online a retirada de certidão negativa de débitos imobiliários.

Se antes o cidadão tinha que comparecer ao setor de finanças para requerer a certidão, desde janeiro este serviço é feito através do site da PMBG. Basta clicar em “serviços online” e solicitar a impressão do documento. Para acessar o menu, clique aqui.

O secretário de Administração Adonias Menegídio e a chefe do departamento de Finanças, Betânia Trindade Bolsoni, explicaram que esta é a primeira etapa de um processo que terá continuidade com outros serviços via online. “Hoje o contribuinte já pode tirar sua certidão imobiliária, para pessoas físicas e jurídicas, diretamente no site da PMBG, mas estamos providenciando a inclusão de novos serviços”, explicou o secretário Adonias.

Numa etapa seguinte, segundo o secretário, a segunda via do IPTU também poderá ser retirada via online, embora os carnês impressos este ano continuem sendo distribuídos aos contribuintes. A previsão de entrega dos carnês é março e abril, com vencimentos das 5 parcelas a partir de maio de 2017. O contribuinte poderá também optar em pagar o IPTU em cota única, em maio, com desconto que ainda vai ser definido.

A modernização dos serviços online vão contemplar também futuramente, os documentos de pagamento do ISSQN e até o parcelamento dos débitos em dívida ativa. Tudo isso visa dar mais comodidade aos cidadãos guanduenses, num processo de modernização que será implantado gradativamente.