Prefeitura inicia a entrega de Prótese Dentária.

A Prefeitura de Baixo Guandu realizou nesta quarta-feira, 26, a entrega das primeiras próteses dentárias do programa de Saúde Bucal que está sendo instalado no Município. Nesta primeira etapa, 23 guanduenses receberão o benefício.

O NESF – Núcleo Estratégico de Saúde da Família esteve movimentado durante todo o dia de ontem com os pacientes beneficiados com esse tratamento odontológico. O programa de próteses dentárias é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.

O programa conta com atendimento clínico e confecção das próteses. O processo de atendimento que está sendo realizado também é novidade. “Nos anos anteriores os pacientes que necessitavam de prótese, solicitavam o benefício junto à Prefeitura, através da abertura de processos. Mas o trâmite demorava muito e uma grande maioria não recebia o benefício, às vezes esperando anos por ele”, disse Desirée Vargas, que há seis meses assumiu a Coordenação Municipal da Saúde Bucal e tem participado do processo de desenvolvimento do setor.

Agora este tipo de atendimento odontológico está mais rápido. O usuário que tem necessidade da prótese dentária, deve procurar o posto de saúde da sua área. O paciente então passará por quatro etapas (como em um consultório particular), e não esperará mais por anos, como era realizado, e sim 30 (trinta) dias. “A Prefeitura faz a triagem diretamente nos consultórios dos bairros e distritos, que são 12 no total, e sendo validada a necessidade da prótese para o paciente, o processo dura apenas 30 dias, da primeira à última etapa,”, disse a coordenadora.

Ontem, 13 pessoas já receberam suas próteses e dentre essas temos 08 (oito) idosos do asilo Lar da Velhice Angêlo Passos. Os outros pacientes já estão inseridos em uma das quatro etapas da confecção das próteses que são, a moldagem, altura e a prova em cera da prótese, etapa essencial para que se tenha certeza de que o paciente vai gostar dos “novos dentes” e finalizando com a entrega. Foram entregues no total do dia, 15 próteses totais (dentaduras) e 08 próteses parciais removíveis (roachs).

Para o prefeito Neto Barros, o programa está desenvolvendo uma parte extremamente importante da saúde municipal – o sorriso. “O Programa já tem beneficiado aqueles que precisam de próteses, em breve disponibilizaremos aparelhos ortodônticos e até tratamento de canal, o que nenhuma outra prefeitura faz. Além disso, adquirimos novos equipamentos e material de qualidade que garantirão padrão de excelência nos tratamentos disponibilizados aos guanduenses”, disse.

População recebe prótese

Quando se fala, quando alguém sorri, canta ou come, em tudo isso se tem dentes à mostra. Nesse cotidiano, muitas vezes os dentes não recebem a importância devida, até o dia em que são perdidos. E poder ter de volta a liberdade de realizar essas atividades simples, não tem comparação.

Para José Lurtzer Benício Lima, 48 anos, não é só o atendimento do programa de saúde bucal que tem sido importante, mas sim receber uma prótese que ele esperava há anos. E isso sim, fez diferença. “Agora tenho ótimas expectativas”, disse.

Eliana Xavier L. Cardoso, de 42 anos, saiu sorridente do consultório odontológico do NESF. “Há cinco anos espero essa prótese e agora recebi. É bom pra gente né, pois agora fica mais bonito sorrir, não preciso mais colocar a mão na frente da boca”, contou a guanduense emocionada.

Além de devolver o sorriso de vários munícipes, a Prefeitura também realizou levantamento da necessidade de prótese em idosos no Lar da Velhice Angêlo Passos. “Fizemos a triagem, perguntamos para os aptos a receberem, quais queriam e desses, 15 decidiram receber o benefício. Os 15 idosos e os outros 08 pacientes são apenas os primeiros beneficiados do programa”, acrescentou Desirée.

Dona Olga Ratzke Janchen que mora no asilo, recebeu seu molde de cera e em breve terá sua prótese. Sorridente ela saiu do consultório, alegre pela novidade.

Assessoria de Comunicação – PMBG

Elaine Zambon