Prefeitura inicia desinfecção com cloro em locais de mais trânsito de pessoas na cidade

A Prefeitura de Baixo Guandu iniciou esta semana um processo de desinfecção em locais onde é maior o fluxo de pessoas, constituindo-se em mais uma etapa de enfrentamento à pandemia mundial de coronavírus.

Primeiramente todas as imediações e prédios das Unidades Básicas de Saúde receberam o serviço, que também será estendido aos postos do interior. Na segunda-feira as ruas com maior fluxo de pessoas, especialmente em áreas onde o comercio está aberto – padarias, farmácias, supermercados, postos de gasolina- vão também ser desinfectadas.

A desinfecção está sendo feita com um composto de cloro e água, que tem ação bactericida e antiviral. O Hospital Estadual de Baixo Guandu e suas imediações também vão receber este tratamento, que está sendo utilizado em várias cidades de todo o país.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Terezinha Bolzani, a Prefeitura dispõe inicialmente de 15 mil litros de cloro para executar o serviço, mas uma nova compra do produto pode ser realizada na próxima semana.

A escolha dos locais onde o cloro está sendo aplicado é didática: inicialmente nos postos de saúde e proximidades, onde as pessoas com sintomas de gripe geralmente circulam à procura de orientação médica. Depois, nas ruas e proximidades onde  estabelecimentos comerciais estão autorizados a funcionar.

Embora Baixo Guandu não tenha nenhum caso de coronavírus registrado (apenas uma suspeita que já foi descartada) a desinfecção é uma medida preventiva.

“Precisamos nos cercar de medidas que possam evitar a disseminação do coronavírus e a desinfecção é uma delas. Extremamente  importante também é diminuir a circulação de pessoas, medida hoje adotada nos principais países do mundo onde a pandemia está mais atuante. Permaneçam em casa nesta luta contra o coronavírus”, disse ontem o prefeito Neto Barros.