Prefeitura inicia entrega do Cartão ES Solidário na próxima semana

A Prefeitura Municipal de Baixo Guandu inicia na próxima semana a entrega do Cartão ES Solidário para 830 famílias guanduenses, selecionadas através do cruzamento de dados do Cadastro Único (CadÚnico). A seleção foi realizada pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

O cartão ES Solidário é um benefício de transferência de renda, feito para que as famílias em situação de vulnerabilidade social ou que tenham sido impactadas pela pandemia possam comprar alimentos, gás de cozinha e outros itens de uso essencial.

A Lei n.º 11.245/2021 estabelece os critérios para a seleção das famílias que serão beneficiadas com o auxílio de R$ 600,00, dividido em três parcelas de R$ 200,00. De acordo com o Governo do Estado, a primeira parcela será paga a partir de abril de 2021, com duração de três meses.

As pessoas que têm direito ao cartão precisam atender a alguns requisitos. São eles:
* ser morador do Espírito Santo;
* estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal e estar com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses (atualizações feitas até 15 de janeiro de 2021);
* ter uma renda pessoal de até R$ 147,00;
* ter na sua família uma criança de 0 a 6 anos de idade, e/ou um idoso acima de 60 anos e/ou uma pessoa com deficiência.

Não é preciso fazer nenhum cadastro. As famílias guanduenses foram selecionadas pelo Estado, através do cruzamento de dados do Cadastro Único. A listagem é  pública e está disponível no site: https://setades.es.gov.br/cartaoessolidario.

CRONOGRAMA DE ENTREGA

Em Baixo Guandu a entrega será realizada a partir da próxima segunda-feira, 26 de abril, das 09h às 13h, na Escola Municipal “EMEIEF” Professor José Nunes, localizada na Rua Sebastião Cândido de Oliveira, n.º 306, Centro, Baixo Guandu — ES.

Para evitar aglomerações, a entrega dos cartões será feita com base no mês de nascimento dos responsáveis legais do Cartão ES Solidário. Por exemplo: os responsáveis legais que têm direito ao cartão e nasceram no mês de janeiro, receberão o cartão no dia 26 de abril, primeiro dia da entrega. As pessoas que nasceram no mês de fevereiro, receberão o cartão no dia 27 de abril, e assim sucessivamente.

26/04 – Janeiro

27/04 – Fevereiro

28/04 – Março

29/04 – Abril

30/04 – Maio

03/05 – Junho

04/05 – Julho

05/05 – Agosto

06/05 – Setembro

07/05 – Outubro

10/05 – Novembro

11/05 – Dezembro

As famílias selecionadas serão comunicadas pela Equipe do Cadastro Único – Bolsa Família do município de Baixo Guandu através de contato telefônico para agendar a retirada do cartão, de forma a evitar aglomeração.

(O cartão é para uso exclusivo para compras no comércio e de preferência no comércio de Baixo Guandu/ES)