Prefeitura inicia mutirão para recuperação das estradas do interior

A Prefeitura de Baixo Guandu iniciou ontem (19/03) os trabalhos de um grande mutirão para recuperação das estradas do interior do município, num investimento de aproximadamente R$ 400 mil.

Motoniveladores, pás carregadeiras, caminhões e operadores já estão trabalhando para recuperar as estradas e também realizar serviços de manutenção em carreadores, já que a colheita do café se aproxima.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural fez um levantamento dos pontos mais críticos e o serviço de recuperação vai funcionar nos 7 dias da semana, com expectativa de em 30 dias já haver uma mudança significativa no quadro atual. A previsão é de que em 60 dias o serviço tenha alcançado todas as vias interioranas.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Allony Torres, explicou ontem que as estradas foram muito prejudicadas pelas fortes chuvas de fevereiro e início de março.

“As chuvas foram muito bem-vindas na produção do campo e nos limitamos inicialmente a socorrer os pontos mais críticos das estradas, para permitir o tráfego de veículos. Agora iniciamos o processo de recuperação das vias, num sistema de mutirão com várias máquinas atuando em todo o município”, falou o secretário.

Ontem à tarde, durante reunião com o secretariado, o prefeito Neto Barros definiu a recuperação das estradas como um novo momento vivido pelo município.

Segundo o prefeito, “passamos 5 anos arrumando a casa, enfrentando chuva, seca, crise econômica, pagando e negociando milhões em dívidas. Conseguimos tirar Baixo Guandu do atraso, reservando agora  R$ 400mil só para recuperar estradas, inclusive as estaduais, dentre uma série de outros serviços e obras que estão em andamento e se iniciarão em breve”.

Uma das novidades na recuperação das estradas do interior diz respeito à aplicação do Revsol, um produto descartado na fabricação do aço que será aplicado nas vias guanduenses, através de acordo da Prefeitura com a ArcelorMittal Tubarão.

A Arcellor entrega ainda mês à Prefeitura 3 mil toneladas do Revsol, que corretamente aplicado nas estradas ganha aspecto acimentado e garante uma grande durabilidade nas vias, permitindo o tráfego de veículos inclusive no período chuvoso.

A aplicação do Revsol já é feita há 12 anos em estradas rurais de 29 municípios capixabas e agora chegou a vez de Baixo Guandu receber o benefício. Uma equipe técnica da ArcelorMittal já fez treinamento  com os  operadores da Prefeitura para aplicação do Revsol.

O município entra apenas com mão de obra e máquinas na utilização do produto, que deve começar a revestir as estradas  dentro de aproximadamente 45 dias.