Prefeitura inicia nesta sexta inscrições para 125 vagas em cursos profissionalizantes

A Prefeitura Municipal inicia nesta sexta-feira, 27 de abril, as inscrições para 7 cursos profissionalizantes, totalizando 125 vagas em Baixo Guandu. As inscrições deverão ser feitas somente na sexta-feira, das 7 às 13 horas, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica localizada na rua Milagres Junior, no centro, no prédio da antiga Delegacia de Polícia.

Os 7 cursos que serão oferecidos em Baixo Guandu resultam de  uma parceria da Prefeitura Municipal com o Senai e a Fundação Renova, entidade que cuida da reparação dos danos provenientes do desastre ambiental com o rompimento da barragem da Samarco, em 2015, em Mariana (MG), com graves consequências em todo o vale do rio Doce.

Nesta sexta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento vai aceitar inscrições para 5 cursos: Costureiro(a) Industrial para Vestuário em Tecido Plano (15 vagas); Modelista (15 vagas); Armador de Ferragens (20 vagas); Eletricista Predial de Baixa Tensão (20 vagas) e Mecânico em Manutenção de Motocicletas (15 vagas). (Veja quadros abaixo com mais informações e documentação necessária).

Dentro dos próximos dias, começam as inscrições para os cursos de Pedreiro de Alvenaria (20 vagas) e Instalador Hidráulico Residencial (20 vagas).

Os cursos tem carga horária diversificada, entre 160 e 300 horas, com início em datas distintas, a começar pelo mês de maio de 2018. Os cursos em Baixo Guandu serão realizados em unidades móveis do Senai.

Para o prefeito Neto Barros, mais esta etapa de qualificação profissional em Baixo Guandu veio em boa hora, quando o município vive um ótimo momento de expansão econômica.

“A qualificação é muito importante para qualquer pessoa que busca o mercado de trabalho e esta parceria com o Senai e a Fundação Renova busca exatamente preparar o trabalhador ou a trabalhadora em busca de uma vaga”, disse Neto.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Clóvis Rodrigues, enfatizou que o programa “Qualifica Guandu” já vem desde 2015 capacitando centenas de pessoas com o Senai e o trabalho terá continuidade com esta nova parceria, agora incluindo também a Fundação Renova.

“O mercado é competitivo e quem tem qualificação profissional melhora de forma extraordinária as chances de conseguir um emprego”, frisou Clóvis Rodrigues, lembrando que foram incluídos nesta nova etapa, cursos destinados à indústria do vestuário – que podem atender inclusive a PW Brasil, fábrica inaugurada recentemente na cidade.

Confira abaixo os cursos que receberão inscrições nesta sexta-feira, bem como a documentação necessária e a idade exigida para participação: