Prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul, começa amanhã com caminhada

A prevenção ao câncer de próstata terá uma programação especial em Baixo Guandu a partir de amanhã (14/11), quando começa oficialmente o Novembro Azul, uma campanha realizada a nível nacional para diagnóstico precoce da doença.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, amanhã às 17 horas acontece uma caminhada no centro da cidade, a partir da praça São Pedro, objetivando incentivar a população do sexo masculino a realizar exames preventivos. Logo após, na Feirinha, acontece na concha acústica uma divulgação da campanha, com orientação ao público.

Na segunda-feira, dia 19/11, acontece uma palestra de esclarecimentos no pavilhão da Igreja Adventista da av. 10 de Abril, a partir das 19 horas, com agendamento para realização do PSA, um exame importante na detecção do câncer da próstata.

Entre os dias 20 e 27 de novembro, os postos de saúde da sede e interior de Baixo Guandu vão funcionar em período noturno para atender ao público masculino, com atendimento médico e odontológico e administração de vacinas (Triplice Viral, Hepatite B e DT).

A Secretaria Municipal de Saúde vai também realizar ações externas no Novembro Azul. Nos dias 20 e 21 de novembro as empresas Capixaba Couros e Limpida (onde se concentra grande número de funcionários do sexo masculino), vão ter palestra sobre a prevenção ao câncer da próstata e coleta de sangue para exames.

Diagnóstico precoce
O câncer da próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer, mata um homem a cada 38 minutos no Brasil, daí a necessidade da prevenção à doença. Descoberto em estádio inicial, as possibilidades de cura do câncer são enormes, razão pela qual torna-se importante a realização de exames a partir dos 40 anos de idade.

O diagnóstico precoce é o maior aliado na cura do câncer de próstata, que atinge especialmente homens com mais de 50 anos de idade e com histórico familiar da presença da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde espera que a campanha do Novembro Azul tenha o mesmo sucesso do Outubro Rosa, que conseguiu mobilizar as mulheres guanduenses em torno da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero – cerca de 2 mil exames foram realizados.