Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Previsão da meteorologia indica boas chuvas para Baixo Guandu até no sábado

Depois de passar o mês de janeiro com forte calor e nenhuma chuva, o município de Baixo Guandu vai ter um bom alívio nesta situação durante esta semana, segundo indicam os institutos de meteorologia.
 
O Instituto Climatempo prevê que entre hoje, terça-feira, (05/02) até o próximo sábado, Baixo Guandu terá precipitações em torno de 96 mm. Hoje pode chover 35mm, amanhã mais 15, na quinta feira 25 mm, na sexta-feira pode chover 11 mm e no sábado mais 10mm.
 
“Passamos o mês de janeiro sem chuva e, confirmadas as previsões da meteorologia, teremos um bom alívio durante esta semana”, explicou ontem o secretário de Desenvolvimento Rural Allony Torres, que já teme prejuízos na agricultura com a seca do mês de janeiro.
 
Na média histórica, em Baixo Guandu chove 198mm no mês de janeiro, mas em 2019 o que se observou foi uma estiagem inesperada, situação que também ocorreu em praticamente todo o Espírito Santo.  Hoje (05/02) já se completam 37 dias sem chuvas em Baixo Guandu.
 
A falta de chuvas em janeiro prejudica especialmente as lavouras de café, uma vez que em janeiro os grãos estão em formação e a falta de água compromete o desenvolvimento da safra que será colhida a partir do final de abril/inicio de maio.

Baixo Guandu passou por uma seca histórica e severa entre 2014/2016. Foram três anos de chuvas bem abaixo da média, porém em 2017 Já houve uma reversão desta situação. Em 2018, as chuvas ficaram ligeiramente acima de média e não comprometeram a produção nas atividades do interior. O ano de 2019 começou muito seco e a esperança é que a situação se normalize a partir de fevereiro.