Primeira fábrica de aeronaves do Espírito Santo se instala em Baixo Guandu

Mais uma boa notícia para Baixo Guandu que continua crescendo rumo ao desenvolvimento econômico do município. Já estão adiantadas as obras de instalação da primeira fábrica de ultraleve avançado do Espírito Santo.  A cidade foi escolhida para sediar a empresa no segmento de Indústria Aeronáutica que irá fabricar aviões de pequeno porte, com dois ocupantes – piloto e um passageiro.

A prefeitura de Baixo Guandu ofereceu o incentivo da concessão de um espaço dentro do Parque de Exposição, para a instalação física da fábrica. “Escolhemos Baixo Guandu pelo interesse demonstrado pelo Prefeito Neto Barros em nos liberar esse espaço para a instalação da fábrica e ainda por causa da pista de aeródromo que o município já possui”, explicou Alex Nico um dos sócios da empresa.

Ao todo o investimento para a construção da empresa será de aproximadamente R$ 2 milhões. Na primeira etapa serão investidos cerca de R$ 600 mil e a previsão de fabricação do primeiro ultraleve é para 2014. A proposta da empresa, entre 2014 e 2015, é fabricar um avião por mês. O projeto para 2016 é expandir os negócios e aumentar essa média de fabricação para dois a três aeronaves por mês.

Com a chegada dessa nova empresa serão gerados empregos diretos em Baixo Guandu. A expectativa é que até 2016, 30 novos postos de trabalhos sejam abertos na fábrica, além dos empregos indiretos. “A vinda da fábrica de aeronaves para Baixo Guandu vai gerar mais empregos e receita para a prefeitura. Estamos trabalhando para trazer mais empresas para a cidade. Esse progresso erguerá o município e aumentará ainda mais a autoestima dos guanduenses”, disse o prefeito Neto Barros.

O principal mercado de ultraleves avançados, segundos os proprietários da empresa, é o mercado nacional, nas regiões sul e sudeste. O custo de cada aeronave varia de R$ 180 mil a R$ 200 mil dependendo do modelo.

Fabiano Damasceno

noticia@pmbg.es.gov.br