Primeira Oportunidade capacita 20 adolescentes que vão atuar no estacionamento rotativo

A Secretaria Municipal de Assistência Social está promovendo, durante esta semana, a despedida de uma turma de adolescentes que atuaram nos últimos meses no estacionamento rotativo de Baixo Guandu e capacitando os jovens que vão atuar como “guardas mirins” a partir de 1º de abril.

Trata-se do programa da Prefeitura denominado “Primeira Oportunidade”, que desde 2015 insere adolescentes entre 14 e 17 anos de Baixo Guandu na atuação remunerada voltada para o estacionamento rotativo. Quase 200 adolescentes já foram beneficiados pelo programa, que garante aos jovens uma renda mensal de meio salário mínimo.

Ontem o cabo Kalebe Madeira de Oliveira, da Polícia Militar, fez uma palestra aos 20 adolescentes que estão entrando no programa, orientando sobre noções de trânsito e atuação no estacionamento rotativo. Hoje (28/03) foi a vez da secretária de Assistência Social Ana Paula Guimarães e o secretário de Governo Nelcimar Siqueira continuarem a capacitação, que está sendo realizada no auditório do CRAS, no bairro Sapucaia.

Amanhã os novos “guardas mirins” terão uma nova palestra com a atual coordenadora do programa, Meiriely Costa, que na terça-feira recebeu os adolescentes que se despedem do programa para entrega dos certificados de participação. A partir de 1º de abril, a coordenação do Programa ficará a cargo de Marinete de Araújo.

O programa “Primeira Oportunidade” é considerado um grande sucesso desde 2015, quando foi implantado em Baixo Guandu, servindo inclusive de referência para municípios vizinhos que estão adotando o sistema de estacionamento rotativo.

Ao criar o programa, o prefeito Neto Barros apostou nesta  oportunidade dada aos adolescentes tendo em vista o mercado de trabalho futuro. “Muitos dos jovens menores que participaram do Primeira Oportunidade hoje já estão trabalhando formalmente, após completarem 18 anos, garantindo seu emprego no mercado”, falou o prefeito.

O Cabo Kalebe, da Polícia Militar, deu orientações sobre trânsito aos novos integrantes do projeto Primeira Oportunidade

A turma que está se despedindo do projeto no dia 31 de março, recebeu certificados do Primeira Oportunidade