Procon de Baixo Guandu vai implantar Sistema Nacional de Defesa do Consumidor

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Baixo Guandu (Procon Municipal) assinou, junto ao Procon-ES, o Termo de Cooperação Técnica e Operacional para Implantação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), na cidade.

O procedimento faz parte do Programa de Municipalização de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, que prevê a cessão de equipamentos de informática, mobiliário, treinamento e capacitação da equipe de atendimento da unidade do município. Com a implantação do sistema, o Procon Estadual e o de Baixo Guandu passarão a compartilhar a base de dados nacional, estadual e municipal, possibilitando a otimização do Cadastro de Reclamações Fundamentadas.

Segundo a diretora do Procon de Baixo Guandu, Richardeny Luíza Lemke, a implantação do Sindec contribuirá para o fortalecimento das ações do Procon Municipal e possibilitará maior agilidade na resolução das demandas. “A implantação do Sindec vai trazer credibilidade e maior efetividade às ações do órgão. O objetivo é de garantir maior transparência nas relações de consumo, otimizar o atendimento aos consumidores e integrar informações”.

O que é o Sindec?

O Sindec é um sistema informatizado que tem por objetivo integrar em rede as bases de dados usadas pelos Procons de todo o país. O sistema permitirá que os consumidores e Procons tenham acesso a levantamentos e dados sistematizados sobre reclamações apresentadas aos órgãos de defesa do consumidor. A implantação do Sindec contribuirá para a harmonização dos sistemas de atendimento usados pelos Procons e na criação de um banco de dados consolidado nacionalmente.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias