Procon Municipal divulga balanço de atendimento dos anos de 2012/ 2013

Durante o primeiro ano de atuação na atual gestão, o Procon Municipal ampliou os canais de atendimento aos consumidores Guanduenses e elevou o índice de resolução das questões, atingindo junto à sociedade um alto nível de credibilidade.

Em 2012, o Procon realizou 970 atendimentos, sendo que 65,36% das reclamações foram solucionadas de maneira preliminar, ou seja, sem a necessidade de abertura de processo e realização de audiências. No ano, foram gerados 336 processos administrativos.

Já em 2013, entre os meses de janeiro e 20 de dezembro, foram formalizadas 1.177 reclamações. Desse total, 957 foram solucionadas na fase inicial do atendimento, um percentual de 81,30% e, as demais, 220, viraram processos administrativos.

De acordo com a diretora do Procon, Richardeny Luíza Lemke, os números demonstram o alto índice de resolução das demandas que chegam ao órgão e a rapidez com que os problemas dos consumidores são solucionados. “Atualmente, o consumidor está mais consciente e informado e, por isso, luta por seus direitos. Além disso, muitas empresas têm procurado o Procon e buscado solucionar com rapidez os problemas causados aos consumidores”, afirma.

Reclamações

As denúncias podem ser encaminhadas ao PROCON e ao Ministério Público. O PROCON de Baixo Guandu está localizado à Rua Coronel Álvaro Milagres Ferreira, n° 251, Centro desta Cidade. Telefone: 27-3732. 4770.

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias