Procon Municipal recebe equipamentos de informática

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Baixo Guandu (Procon Municipal) recebeu nesta quarta-feira (11), na sede do Procon Estadual em Vitória-ES, equipamentos de informática adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (FEDC). São cinco computadores, uma impressora multifuncional e cinco no-breaks. Os investimentos somam R$ 19.553,10. Esses equipamentos chegam através de um Termo de Concessão de Uso, assinado no mês de março desse ano.

O procedimento faz parte do Programa de Municipalização de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, que prevê a cessão de equipamentos de informática, mobiliário, treinamento e capacitação da equipe de atendimento da unidade do município. Com isso, o município monta a estrutura tecnológica para, em breve, implantar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec).

Com a implantação do sistema, o Procon Estadual e o de Baixo Guandu passarão a compartilhar a base de dados nacional, estadual e municipal, possibilitando a otimização do Cadastro de Reclamações Fundamentadas.

O que é o Sindec?

O Sindec é um sistema informatizado que tem por objetivo integrar em rede as bases de dados usadas pelos Procons de todo o país. O sistema permitirá que os consumidores e Procons tenham acesso a levantamentos e dados sistematizados sobre reclamações apresentadas aos órgãos de defesa do consumidor. A implantação do Sindec contribuirá para a harmonização dos sistemas de atendimento usados pelos Procons e na criação de um banco de dados consolidado nacionalmente.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias