Procon Municipal registra 97,5% de casos resolvidos em 2014; Empresas de telefonia móvel são as campeãs de reclamações

O Procon Municipal divulgou o relatório de atendimentos de 2014 e os dados mostram aumento no atendimento aos consumidores guanduenses e no índice de resolução das questões no comparativo com anos anteriores.

No ano passado, o Procon de Baixo Guandu atendeu 2046 reclamações, sendo resolvidos em fase inicial 1996 atendimentos formalizados o que representa 97,5% dos casos. E assim, foram gerados 50 processos administrativos.

Em 2013, entre os meses de janeiro e 20 de dezembro, foram formalizadas 1.177 reclamações. Desse total, 957 foram solucionadas na fase inicial do atendimento, um percentual de 81,30% e, as demais, 220, viraram processos administrativos.

Já em 2012, o Procon realizou 970 atendimentos, sendo que 65,36% das reclamações foram solucionadas de maneira preliminar, ou seja, sem a necessidade de abertura de processo e realização de audiências. No ano, foram gerados 336 processos administrativos.

“Nos últimos dois anos, houve uma multiplicação do número de atendimentos formalizados, mas também um crescimento significativo na resolução dessas reclamações. Vale ressaltar, que a implantação do SINDEC – Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor, realizado em fevereiro de 2014, com a parceria do Procon Estadual e a Prefeitura de Baixo Guandu, contribuiu para solucionar essas reclamações”, explicou Richardeny Lemke, diretora do Procon Municipal.

Confira o ranking das empresas líderes de reclamações

Pos.

Empresas

Qnt. Reclamações

Oi (Telemar)

Vivo

Tim

Caixa Econômica Federal

Cartão Avista

Escelsa

Losango

Dacasa Financeira

Santander

Claro

Reclamações

As denúncias podem ser encaminhadas ao PROCON e ao Ministério Público. O PROCON de Baixo Guandu está localizado à Rua Coronel Álvaro Milagres Ferreira, n° 251, Centro desta Cidade. Telefone: 27-3732. 4770.

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Assessoria de Comunicação PMBG

noticia@pmbg.es.gov.br