Procon municipal tem resultados positivos na defesa dos direitos do consumidor em 2015

O Procon de Baixo Guandu divulgou recentemente um relatório apontando um índice de resolutividade na relação de demandas cliente x fornecedor da ordem de 97,9% em 2015. Das 2.378 reclamações de consumidores registradas naquele órgão (o fechamento da análise aconteceu no último dia 21 deste mês), 2.327 foram resolvidos em sua fase inicial. Na sequência, o Procon municipal instaurou 51 reclamações fundamentadas e 43 processos administrativos.

Para se ter uma ideia da evolução na qualidade do atendimento e da consequente resolutividade nos casos de reclamações de consumidores junto ao Procon de Baixo Guandu, em 2012 foram registrados 970 reclamações/atendimentos; destes, 65,36% foram resolvidos de imediato, restando 336 demandas, posteriormente transformadas em processos administrativos e reclamações fundamentadas.

Entre as razões para a melhoria dos índices de resolutividade nas reclamações estão a maior conscientização da população, a aquisição de novos computadores e a participação de funcionários em cursos de capacitação. Programas criados em parceria com os governos federal, estadual e municipal também foram responsáveis pelo aumento da qualidade no atendimento.

NOVAS AÇÕES
"Vale lembrar que toda essa melhoria foi devido também à implantação do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (SINDEC), realizada em fevereiro de 2014, em parceira do Procon estadual com a Prefeitura de Baixo Guandu", observou a diretora do Procon municipal, Richardeny Luiza Lenke Ott.

O Procon também realizou ações de conscientização no comércio da cidade, com a distribuição de livretos de códigos e manuais dos direitos dos consumidores, além da Semana de Renegociação de Dívidas, também em parceria com a PMBG, realizada entre os dias 07 e 11 de dezembro. "Essa iniciativa resultou em ótimas negociações de dívidas para os consumidores", completou Richardeny Luiza.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br