Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Procon orienta para cobrança abusiva no preço da água mineral

Depois de confirmada a notícia de que a lama vazada do reservatório da mineradora Samarco, no município de Mariana (MG), chegaria a Baixo Guandu pelo leito do rio Doce, interrompendo o abastecimento de água na cidade, ocorreu uma corrida desenfreada da população para estocar água mineral.

Por isso, alguns supermercados e armazéns da cidade estão praticando preços abusivos, o que contraria o Artigo 39, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Quando se configurar esta prática, o comerciante estará sujeito a multas e a pena de até cinco anos de prisão.

De acordo com o Procon Municipal, o aumento de preços deve ser justificado, e somente é aceito pela lei quando o comerciante enfrentar dificuldades reais para adquirir determinadas mercadorias, como, por exemplo, quando ocorrer o aumento do valor do frete dessas mercadorias.

“O Procon está apelando para o bom senso da população e fornecedores, para evitar que algum comerciante tenha lucro exorbitante em cima deste momento de calamidade”, diz a diretora do Procon de Baixo Guandu, Richardeny Luíza Lemke Ott.

ORIENTAÇÃO

O Procon orienta que a venda de produtos pode ser limitada a certa quantidade por cliente, que satisfaça suas necessidades. O objetivo é evitar que pessoas formem estoques particulares, o que prejudica outros consumidores, ou realizem a revenda por um preço superior.

As denúncias podem ser encaminhadas ao Procon e ao Ministério Público.

O PROCON de Baixo Guandu está localizado na Rua Coronel Álvaro Milagres Ferreira, nº 251, Centro. Os telefones disponíveis para a população são 3732-4770 e 3732-4448.

Informações à Imprensa                                    
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

(27) 3732-8914