Produtores rurais recebem treinamento para produção de derivados do leite com qualidade

A Prefeitura de Baixo Guandu, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, promoveu nos dias 2, 3 e 4 de outubro, um programa de treinamento voltado à produção de derivados do leite.
Cerca de 20 produtores participaram de um curso específico, que teve também a parceria do Sindicato Rural de Baixo Guandu e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O treinamento foi realizado na propriedade do Sr. Nicolau Barbosa e teve como objetivo principal capacitar os produtores que possuem agroindústria familiar de pequeno porte, visando a fabricação de derivados do leite com qualidade, dentro dos padrões de higiene exigidos pelo Serviço de Inspeção Municipal – SIM.

Durante o treinamento foram apresentadas técnicas para fabricação de produtos básicos da leiteria, como queijo minas frescal, queijo minas padrão, mussarela, manteiga, iogurte e doce de leite.

Também foram ensinadas técnicas de produção de ricota, leite condensado, bebida láctea achocolatada a partir do soro, que é a parte líquida do leite obtida a partir de diferentes processos, como a fabricação de queijos.

Para muitos produtores, aproveitar o soro foi uma surpresa, já que em muitas propriedades rurais ele é alimento de suínos ou acaba sendo descartado. No curso, ficou demonstrado que o soro pode ser utilizado de forma saborosa e nutritiva.

Também foram discutidos os cuidados no processamento do leite e as exigências profissionais. De acordo com a instrutora  Ligia Maria, o principal cuidado antes de começar a fabricação dos produtos é a pasteurização do leite, que elimina bactérias e aumenta a longevidade dos derivados.

O curso serviu também para orientar os produtores no sentido de procurar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), obtendo maiores informações e esclarecimentos sobre a legislação e a adequação dos estabelecimentos.

O secretário de Desenvolvimento Rural Allony Torres agradeceu a todos os produtores e técnicos que participaram do curso, em especial à presidente do Sindicato Rural Arlene Milani, que tem se esforçado muito para trazer qualificação através do Senar.

“Este esforço conjunto é fundamental para ampliar o conhecimento dos nossos produtores, em busca da qualidade e da geração de renda no meio rural. Quero agradecer ainda as empresas Ordeleite e Sthinguel Locações, o produtor Nicolau Barbosa e os vereadores  Wilton Minarini e Geraldo Boone pelo apoio no curso realizado”, falou o secretário Allony Torres.

Ainda dentro do esforço de melhorar a renda do produtor, a Secretaria de Desenvolvimento Rural promoveu no último dia 11, no auditório do Círculo Operário, o 5º Encontro de Pecuaristas de Baixo Guandu, onde um dos temas abordados foi a alimentação estratégica do gado na seca.