Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Programa Atleta na Escola incentiva crianças e adolescentes do município a praticarem modalidades do atletismo

Entre os dias 03 e 06 deste mês, crianças e adolescentes de escolas municipais da cidade estão correndo e saltando para se tornarem atletas. A prefeitura de Baixo Guandu está participando do Programa Atleta na Escola, que é uma parceria entre Ministério do Esporte e Ministério da Educação, que busca incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte e estimular a formação de atletas escolares e com isso identificar novos talentos.

Na cidade o projeto está sendo desenvolvido pela Prefeitura, através das Secretarias de Educação e de Esporte e Lazer. “Queremos difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica. Além de inseri-los no esporte, buscamos melhorar, através da atividade física e educação o dia a dia dessas crianças”, disse Cenira Antônia da Silva, Secretária Municipal de Educação.

O Campo Manoel Carneiro (Estádio Municipal) está sendo palco dessas atividades que buscam identificar os talentos de atletismo nas três escolas do município participantes do programa. Os alunos das escolas municipais João XXIII, Darlene Maggioni e Júlia de Carvalho Fischer, intercalam os dias de corridas e provas para se classificarem. Durante o projeto, os novos atletas passarão por diversas etapas. No momento, Baixo Guandu está na etapa escolar, onde serão classificados os 36 melhores participantes. Após, teremos as etapas municipal, estadual e federal.

Durante a semana de atividades, os alunos poderão realizar as provas de corrida nas modalidades de 75 e 120m, provas de resistência de 1.000 e 3.000m, além de saltos à distância. Com preparação, buscam participar de cada etapa e chegar à final Brasileira do Programa Atleta na Escola.

Para o professor e especialista em Educação Física, Felipe Warol, o projeto não visa a disputa para quem vai se classificar ou não e sim a melhoria das condições de participação dos alunos no esporte de nível nacional. “Ficaremos os três primeiros dias selecionando os melhores de cada modalidade. Na quinta-feira, teremos a prova final, onde os vencedores se classificarão para a etapa seguinte e assim sucessivamente. Isso é uma ótima oportunidade para esses jovens descobrirem seus talentos e praticarem mais esportes”, disse.

Se inserir no atletismo pode mudar a vida de um adolescente, como a do atleta Aldemir Gomes da Silva Jr, que é um exemplo de vencedor não apenas no esporte, mas na vida. Como muitos outros brasileiros, Aldemir, teve uma infância complicada, mas com apenas 20 anos se tornou um dos homens mais velozes do Brasil. Mesmo com todos os problemas, o atleta vence as dificuldades e se torna um exemplo a ser seguido no atletismo brasileiro.

O Secretário de Esporte e Lazer, Wilton Minarini, acredita que a parceria entre às secretarias da Prefeitura, trazem novas opções na melhoria da qualidade de vida dos munícipes. “Queremos oferecer à essas crianças e adolescentes o acesso à cultura do esporte e da qualidade de vida. Dá para ter formação de qualidade e mudar o caminho da vida através do esporte”, encerrou.

Fonte:

Saiba mais em

http://timebrasil.cob.org.br/

 

Assessoria de Comunicação – PMBG

Elaine Zambon