Programa Feliz Cidade será lançado amanhã, com R$ 44 milhões de investimentos entre 2019/2020

A Prefeitura de Baixo Guandu vai lançar oficialmente amanhã (12/09), na Praça São Pedro, o Programa Feliz Cidade, que prevê investimentos de R$ 44 milhões em obras no período 2019/2020.

Trata-se do mais ousado programa de investimentos lançado nos 84 anos de história de Baixo Guandu, com garantia de uma série de obras que já estão mudando e vão mudar ainda mais a cara da cidade e do interior do município.

Na solenidade de amanhã a noite, marcada para às 19 horas, durante a realização da feirinha da Praça São Pedro, o prefeito Neto Barros vai expor aos guanduenses, numa estrutura que será montada em frente ao Fórum, o que é o Programa Feliz Cidade.

De imediato, o prefeito vai assinar na solenidade de lançamento, uma série de ordens de serviço para obras na cidade, somando R$ 7,49 milhões. Algumas obras incluídas neste montante até já foram iniciadas, como a revitalização da avenida Carlos de Medeiros, mas outro conjunto de obras se inicia de imediato em Baixo Guandu.

É o caso da reforma completa da praça São Pedro, que começa no início da próxima semana, dia 17 de setembro. Mas tem mais ordens de serviço, incluindo calçamento de várias ruas no bairro Rosário I, (região da dona Chiquinha); construção de praça no distrito de Ibituba; complemento da pavimentação do bairro São Pedro e uma série de obras dando continuidade à construção do Parque da Lagoa, como iluminação, irrigação, plantio de árvores e grama e construção do restaurante naquele local.

Gradativamente, o prefeito Neto Barros vai dar novas ordens de serviço ainda em 2019 e outras em 2020, totalizando investimentos na ordem de R$ 44 milhões. O prefeito Neto Barros vai especificar no lançamento do Programa Feliz Cidade, cada obra a ser executada até o final do mandato, em 2020.

“Este investimento gigantesco em Baixo Guandu só está sendo possível porque colocamos a casa em ordem, pagando dívidas, organizando a administração e equilibrando inteiramente as finanças municipais”, explicou o prefeito Neto Barros.

O conjunto de obras que envolve os R$ 44 milhões de investimentos é fantástico. Drenagem e pavimentação de ruas, construção e reforma de praças, revitalização de espaços importantes no centro como a Carlos de Medeiros, a construção do novo Mercado Municipal, nova sede da Prefeitura Municipal, a reforma da Praça São Pedro e a conclusão das obras do Parque da Lagoa estão entre as obras do Programa Feliz Cidade, que dá também atenção às estradas do interior, com a criação de uma secretaria de infraestrutura inteiramente voltada ao tráfego de veículos, garantindo o escoamento da produção.

Outra obra gigantesca diz respeito ao tratamento de esgotos de todo o município. Nos distritos de Ibituba e Vila Nova do Bananal as obras já tiveram início e no Km 14 e Alto Mutum Preto os serviços serão iniciados nas próximas semanas, com investimento de R$ 1,3 milhão.

Existe também o tratamento de esgotos de toda a sede do município, um recurso que soma R$ 11 milhões e é fruto de um termo de ajustamento de conduta assinado com a Fundação Renova, com participação do Ministério Público Federal, Governos de Minas e Espírito Santo.

A Prefeitura aguarda apenas a liberação dos recursos para dar a ordem de serviço para execução do projeto e em seguida, realizar a licitação que vai garantir o início das obras de todo o sisitema de esgotamento sanitário da sede.