Programa fundiário lançado pela Prefeitura já está regularizando imóveis no município

O Programa de Regularização Fundiária de Baixo Guandu, Regular, já está atendendo moradores do Santa Mônica, primeiro bairro a participar do projeto que dará o título de propriedade àquelas famílias que ocupam irregularmente imóveis na área urbana do município. Ali serão regularizados em torno de 300 imóveis. Em toda a cidade, três mil famílias deverão ser beneficiadas.

O Regular foi implantado pela Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, e pretende dar segurança jurídica àqueles moradores que ainda não regularizaram seus imóveis. “O Regular não tem prazo para terminar e é totalmente gratuito”, avisa a advogada Thaís Cristina dos Santos, integrante da equipe que vem atendendo os moradores do bairro Santa Mônica.

Ela explica que o Programa veio dar oportunidade aos cidadãos guanduenses com problemas de regularização fundiária de, finalmente, terem a tranquilidade que merecem com relação ao seu imóvel. “A partir de agora, esses moradores terão não só a segurança jurídica com relação ao seu patrimônio, mas também a segurança social para ele e sua família, diz a advogada, lembrando que os moradores terão gratuidade quanto aos procedimentos cartorários e elaboração de projetos, este custeado pela Prefeitura.

“Esperei por mais de 20 anos pela oportunidade de regularizar o meu terreno; agora, com o título na mão, vou poder vender, alugar, fazer o que quiser com ele”, conta, feliz, o aposentado da Prefeitura de Baixo Guandu, José dos Santos Miranda.

O Programa Regular está funcionando na rua Francisco Ferreira, Centro, próximo ao prédio da Prefeitura Municipal, de 08 às 12 horas, de segunda a sexta-feira.

Serão quase 300 títulos de propriedade para moradores do bairro Santa Mônica

“Seu” José e a advogada Thaís Cristina: regularização fundiária deverá alcançar três mil moradores de Baixo Guandu

Lançamento do Programa Regular no bairro Santa Mônica

O Programa Regular foi lançado no dia 26 de setembro último, na quadra de esportes do bairro Santa Mônica, cujos moradores serão os primeiros do município a serem atendidos na regularização fundiária.

O prefeito Neto Barros destacou, no lançamento, a importância da população ter o seu imóvel devidamente regularizado, o que possibilita ao proprietário obter financiamento para reforma ou ampliação, ou até mesmo garantir a venda do bem, movimentando a própria economia do municípo.

Mais de 250 pessoas participaram do lançamento do Programa Regular no bairro, incluindo toda a equipe que cuida do gerenciamento da regularização fundiária, representante da Caixa, do Cartório de Registro de Imóveis, secretários municipais e vice prefeito Eloy Avelino.

Novos bairros serão atendidos gradativamente pelo Programa Regular, incluindo o interior do município. A expectativa é que o próximo bairro a ser atendido é o Valparaíso, mas o programa chegará a toda a sede e distritos. Em cada localidade, será feita uma audiência pública, explicando a população os requisitos necessários para enquadramento no programa.

A equipe que coordena o Programa Regular, com o prefeito Neto Barros, vice Eloy, secretário de Administração Adonias Menegídio e representantes da Caixa e do Cartório de Registro de Imóveis

O gerente da Caixa em Baixo Guandu foi ao lançamento do Programa Regular e destacou os benefícios sociais que representa a regularização dos imóveis

Mais de 250 pessoas foram ao lançamento do Programa Regular

Prefeito Neto Barros: o Programa de Regularização Fundiária chegará a todo o município, incluindo o interior