Programa inicia sonho do título de propriedade com 131 famílias beneficiadas no Santa Mônica

A noite de ontem (26/06) foi de festa na comunidade do bairro Santa Mônica, quando 131 famílias receberam o título de propriedade dos seus imóveis através do Programa Regular, criado pela Prefeitura no ano passado e que vai beneficiar cerca de 3 mil famílias em todo o município.

Cerca de 350 pessoas participaram da solenidade de entrega dos títulos de propriedade, que aconteceu no Ginásio de esportes do Santa Mônica. Somente naquele bairro mais cerca de 160 famílias serão beneficiadas, estando atualmente com processos em tramitação.

Lançado em setembro do ano passado pela Prefeitura, o Programa Regular vai atender a todos os bairros e distritos de Baixo Guandu, com previsão de beneficiar 3 mil famílias. O bairro Valparaíso será o próximo a ser atendido pelo Programa Regular.

A emoção e a alegria tomaram conta dos beneficiados durante a entrega dos títulos de propriedade no Santa Mônica. Simbolicamente, o prefeito Neto Barros fez a entrega à sra. Conceição de Jesus; o vice – prefeito Eloy Avelino entregou o título de propriedade à sra. Jorcina Pereira dos Santos; o presidente da Câmara Wilton Minarini entregou o documento à sra. Elza Ferreira; o morador de Santa Mônica José dos Santos Miranda recebeu das mãos do representante do cartório de registro de imóveis, Wagneriano Monteiro Henker e o secretário municipal de Administração entregou à sra Maria Eliza Conceição Silva.

A entrega dos demais títulos aconteceu em mesas com atendentes do Programa Regular, tudo feito com bastante organização. Depois da solenidade, foi servido um lanche a todos os presentes, marcando esta grande conquista para o bairro Santa Mônica – mas que vai chegar a todo o município.

Falaram na solenidade o secretário de Administração Adonias Menegídio, o vice-prefeito Eloy Avelino, o presidente da Câmara Wilton Minarini, o representante do cartório de registro de imóveis Wagneriano Monteiro Henker, a coordenadora do Programa Regular, advogada Thais Cristina dos Santos e também o prefeito Neto Barros. O pastor da Igreja Batista Silvio de Oliveira dirigiu uma prece e oração aos presentes.

Em sua fala o prefeito Neto Barros fez um relatório da atual gestão em Baixo Guandu, destacando o crescimento econômico dos últimos anos, a queda da violência, a realização de obras importantes em todo o município e o destaque que a cidade ganhou nos últimos anos promovendo grandes eventos de repercussão nacional e internacional.

Sobre o Programa Regular, Neto Barros destacou que ele resgata um grande sonho dos moradores de todo o município, que com o titulo de propriedade do imóvel em mãos vão poder construir, ampliar, vender ou negociar com valores muito mais justos, dentro do mercado.
“Eu era um menino quando o Santa Mônica iniciou através de um mutirão, com meu pai Chico Barros prefeito. Foram mais de 30 anos de espera pelo título de propriedade, que agora chega para beneficiar a todos”, lembrou o prefeito.

Neto Barros lembrou que milhares de famílias em Baixo Guandu possuem hoje um imóvel sem a devida regularização, apenas com recibo ou via herança não formalizada devidamente. “Com o titulo de propriedade, vamos mudar esta situação e as famílias poderão mudar de vida, tendo acesso ao crédito para vender, construir, ampliar. Tudo isso movimenta nossa economia, gerando mais recursos e empregos na cidade”, explicou.

O prefeito lembrou que o Programa Regular vai chegar a todo o município. O início foi no bairro Santa Monica, e o próximo será o Valparaíso, mas a falta de legalização dos imóveis é comum em toda a cidade e também na sede dos distritos.

“Gradativamente, o Programa Regular vai se estender para todos aqueles que querem regularizar seu imóvel, numa ação contínua que vai beneficiar milhares de famílias”, disse Neto Barros.