Programa Nossa Casa: 43 unidades habitacionais em Baixo Guandu

Garantir moradia mais digna, segurança e bem estar para as famílias de Baixo Guandu são algumas das prioridades da Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, que iniciou na terça-feira (10) as obras para a construção de 43 unidades habitacionais. A ação é uma parceira com o Governo do Estado, por meio do Programa Nossa Casa, e o Governo Federal, por meio do Minha Casa, Minha Vida II – Sub 50.

Em Baixo Guandu, os investimentos somam R$ 1.548.000,00 sendo R$ 473.000 exclusivos do Tesouro Estadual, e o restante é contrapartida do Governo Federal. O município entra com projetos e toda a parte técnica das obras. O objetivo é reduzir o déficit habitacional nos municípios, por meio da promoção do acesso da população à moradia, e de mecanismos de incentivo à produção de novas habitações ou reposição de unidades habitacionais isoladas.

As unidades habitacionais, destinadas para famílias que recebem até três salários mínimos, se localizarão nos bairros Rosário I, Rosário II, Alto Guandu, Centro, Santa Mônica, Sapucaia, Boa Vista, São Vicente e São José. Os imóveis possuem 37 metros quadrados com dois quartos, sala, banheiro social, cozinha e área de serviço integrada.

Programa Minha Casa Minha Vida – Sub 50

O Programa Minha Casa Minha Vida – Sub 50 tem por objetivo apoiar estados e municípios no desenvolvimento de ações integradas e articuladas que facilitem o acesso à moradia digna, em áreas urbanas, voltadas ao atendimento de beneficiários com renda bruta familiar até R$ 1.600,00, em municípios com população até 50 mil habitantes.

No Espírito Santo, 32 cidades foram contempladas e estão habilitadas a participar da oferta pública para construção de imóveis de interesse social, voltados a atender moradores carentes ou que vivem em situação de vulnerabilidade. No total, foi autorizada a construção de 1.417 unidades habitacionais em todo o Estado até 2014.

Programa Nossa Casa

O Programa Nossa Casa tem como objetivo a redução do déficit habitacional nos municípios com a promoção do acesso da população à moradia, por meio de mecanismos de incentivo à produção de novas habitações ou reposição de unidades habitacionais isoladas, em complementação ao Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Desde 2011, o programa já beneficiou 2.095 famílias em vários municípios capixabas, com investimento de R$ 64,5 milhões.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias