Programa primeira oportunidade seleciona 30 jovens

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Baixo Guandu vai publicar, no começo de março, edital para selecionar 30 jovens para o programa “Primeira Oportunidade”, que teve início na cidade com a implantação do estacionamento rotativo. Será uma nova seleção de jovens entre 14 e 17 anos, que substituirão àqueles que atualmente fiscalizam o estacionamento rotativo.

Estes novos jovens, que atuarão 4 horas diárias a partir do mês de abril, nos horários matutino e vespertino, devem estar estudando e ganharão mensalmente um bolsa incentivo de meio salário mínimo. A seleção será realizada pela Secretaria de Assistência Social.

A coordenadora do programa Primeira Oportunidade, Vânia Feliciano Gomes Passos, explicou que uma série de estudos estão sendo feitos para aprimorar o estacionamento rotativo de Baixo Guandu. Os motoristas que estacionarem os veículos de forma irregular, por exemplo, vão receber uma notificação explicando o funcionamento do rotativo, com advertência de que poderão ser penalizados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Implantado em 2015 em Baixo Guandu, o estacionamento rotativo foi recebido a princípio com certa desconfiança pela população, mas hoje o sistema é amplamente aprovado porque beneficia a todos, desde o comerciante até o usuário do sistema. Outra vantagem foi a implantação da ciclovia, que beneficia milhares de usuários de bicicletas na cidade e representa mais segurança no trânsito local.

A partir das próximas semanas a Prefeitura vai também fazer uma campanha de conscientização da correta utilização da ciclovia, destinada aos motoristas, motociclistas, pedestres e também aos ciclistas. Um panfleto será distribuído diariamente na região central de Baixo Guandu, advertindo como a ciclovia deve ser utilizada por todos. Ou seja, lugar de ciclista é na ciclovia e motoristas e motociclistas não devem utilizar esta faixa para transitar ou estacionar.