Projeto Ciclo Saúde, da Fundação Vale, faz doação de materiais e capacita servidores em Guandu

Além de promover a capacitação de profissionais das equipes de Estratégia de Saúde da Família, o Projeto Ciclo Saúde, da Fundação Vale, já está fazendo a entrega de 429 itens de materiais diversos que vão equipar melhor as 13 unidades de saúde de Baixo Guandu.

O Projeto Ciclo Saúde está sendo desenvolvido em Baixo Guandu desde o mês de abril, quando o prefeito Neto Barros assinou  o Termo de Cooperação que garantiu as ações da Fundação Vale no município dentro deste programa. No desenvolvimento do projeto Ciclo Saúde, a Fundação Vale proporcionou capacitação de 24 horas envolvendo as várias equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), NASF e CAPS.

Na semana passada, dois representantes da Vale (Alvaro Albergaria, Relações Institucionais da EFVM e Alessandro Dias, das Relações com as Comunidades EFVM) estiveram em Baixo Guandu, quando em companhia do prefeito Neto Barros visitaram uma Unidade Básica de Saúde onde materiais do Projeto Ciclo Saúde já foram entregues.

São ao todo 429 itens que equiparão melhor os postos de saúde de Baixo Guandu, entre eles cadeiras, armários, mesas, aparelhos de pressão, otoscópios, balanças, ventiladores, biombos, projetores, televisores, oftalmoscópios, detector fetal, nebulizadores e termômetros clínicos, entre outros materiais.

O prefeito Neto Barros considerou muito positivo o Termo de Cooperação com a Fundação Vale, destacando não só a doação de materiais para uso diário nos postos, mas também as oficinas de capacitação oferecidas aos servidores.

“A capacitação é sempre bem vinda, porque proporciona um atendimento de mais qualidade e humanizado  aos usuários, o que tem sido uma grande preocupação nossa na área da Saúde”, falou o prefeito.

A secretária de Saúde Terezinha Bolzani e a chefe do Departamento de Saúde, Sandra de Oliveira Penna, acompanharam a visita dos representantes da Vale e também consideraram muito positiva a adesão de Baixo Guandu ao projeto Ciclo Saúde, destacando a importância das oficinas realizadas para capacitação dos servidores.

Prefeito Neto Barros com os representantes da Vale Álvaro e Alessandro, além da secretária de Saúde Terezinha e Sandra Penna

A unidade de saúde da Sapucaia foi uma das beneficiadas com equipamentos do Projeto Ciclo Saúde

Uma grande quantidade de materiais já foram entregues aos postos da saúde e uma nova remessa chega ainda em outubro