Projeto Cultivar vai ser apresentado a produtores de Ibituba e Bananal na próxima semana

Produtores de Vila Nova do Bananal (dia 18/06) e de Ibituba (dia 19/06), segunda e terça-feira próximas, vão receber uma equipe técnica do Consórcio do Rio Guandu, em parceria com a Prefeitura de Baixo Guandu, para conhecer de perto o projeto “Cultivar”, que prevê uma série de ações voltadas para a conservação da água e do solo.

Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Baixo Guandu, acompanhada do prefeito Neto Barros, esteve esta semana na cidade de Extrema, em Minas Gerais, para uma visita técnica ao Projeto “Conservador das Águas”, que é desenvolvido naquele estado com objetivos semelhantes ao “Cultivar”.

Representantes dos municípios de Conceição do Castelo, Brejetuba e Laranja da Terra também foram ao município de Extrema conhecer o projeto.

O Projeto Cultivar a ser desenvolvido na área do rio Guandu tem o objetivo de promover de forma participativa ações de conservação de água e solo, com construção de caixas secas, barraginhas, terraceamento em nível, readequação de estradas, recuperação e manutenção de áreas de preservação com isolamento, plantio de espécies nativas, incorporação de espécies produtivas, pagamento por serviços ambientais, saneamento rural e regularização das propriedades com a elaboração do CAR- Cadastro Ambiental Rural.

O projeto deve ser executado no primeiro semestre de 2019, com recursos de R$ 850 mil oriundos da Agência Nacional das Águas.

Os encontros da próxima semana em Baixo Guandu, quando serão  feitos  cadastros  dos interessados, vão acontecer no Córrego Jaó – dia 18 às 19 horas no galpão da Framoso (Irlanda) e no salão  da Igreja Catolica de Ibituba – dia 19, no mesmo horário.

O Projeto que a Prefeitura de Baixo Guandu visitou em extrema, pode ser melhor conhecido no endereço eletrônico www.extrema.mg.gov.br/conservadordasaguas

O prefeito Neto Barros, junto com uma equipe da Secretaria de Agricultura, foi a Extrema/MG conhecer projeto de conservação