Projeto cultural faz exposição que resgata patrimônio afetivo com álbuns de família e realiza oficina

Com recursos do Funcultura e apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Baixo Guandu viveu na última sexta-feira (01/11) um dia dedicado ao resgate dos valores patrimoniais afetivos da cidade.

Pela manhã, no Circulo Operário, com a coordenação dos professores André Malverdes e Clara Zandomênico, aconteceu o lançamento do Inventário Afetivo e a Exposição dos álbuns de famílias de Baixo Guandu, retratando histórias e acontecimentos da cidade no decorrer da sua existência.

Mais de 100 pessoas prestigiaram o lançamento do projeto, – entre eles alunos da escola presidente Kennedy e representantes das  famílias que cederam seus acervos para a exposição – que contou com vários painéis, folhetos e demais impressos contando um pouco da história local a partir da visão dos próprios moradores.

O conteúdo de todo o trabalho dos professores André Malverdes e Clara Zandomenico, que incluiu dezenas de visitas, entrevistas, rodas de conversa e catalogamento fotográfico, está inserido no blog https://patrimoniosbaixoguandu.blogspot.com e os painéis fotográficos serão posteriormente colocados à visitação pública no hall da nova Prefeitura Municipal, que deve ser inaugurada até o final de dezembro.

O prefeito Neto Barros, que prestigiou o lançamento do projeto de resgate cultural de nossa história, destacou que iniciativas desta natureza merecem todo o reconhecimento da cidade. “Eu parabenizo a Clara Zandomenico, que é da nossa cidade, bem como ao professor André Malverdes, que desenvolveram o projeto e buscaram os recursos para sua realização”, falou o prefeito.

MAIS CULTURA
Mas a programação cultural  não parou na exposição no Círculo Operário. Às 14h30m o projeto foi lançado na escola Viva, seguido de palestra com o professor André Malverdes tendo como tema “Patrimônio Fotográfico Capixaba: a importância dos álbuns de família para a história local”. Mais uma vez foi excelente a participação, de professores e alunos da escola.

E finalmente, à noite, no auditório da Câmara Municipal de Baixo Guandu, aconteceu uma oficina liderada pelo professor André, esclarecendo sobre a elaboração de projetos culturais, com presença de aproximadamente 40 interessados.

Para a secretária municipal de Cultura de Baixo Guandu, Jane Ribeiro, iniciativas desta natureza servem para despertar na comunidade o interesse em projetos que envolvem a cultura.

A Secretaria já fez  também uma oficina com os artistas da cidade, ligados à musica e outras atividades culturais, conscientizando a todos sobre a necessidade de se cadastrarem para poderem oferecer seus serviços ao poder público.

Uma oficina do projeto explicou como buscar recursos na área da cultura

Na Escola Viva, palestra com os alunos falando sobre a importância do patrimônio histórico e cultural