Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Projeto cultural fotográfico de famílias será lançado dia 1º de novembro em Guandu

No dia 1º de novembro de 2019, às 9h, acontecerá no Salão do Círculo Operário o lançamento do Inventário Afetivo das Famílias de Baixo Guandu, projeto que ganhou a denominação “Por Nomes e Sobrenomes”, que reúne fotografias, acervos pessoais e álbuns de famílias de Baixo Guandu. O projeto teve apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura.

Ao reconhecer o potencial cultural e a importância da cidade de Baixo Guandu, para a região Noroeste e para o Estado do Espírito Santo por seu pioneirismo nas formações culturais coletivas, idealizou-se a elaboração de um inventário afetivo, construindo conhecimentos a partir de um amplo diálogo com a comunidade que detém as referências culturais a serem inventariadas.

A elaboração do inventário afetivo instigou os moradores a rememorar, com o máximo de detalhes possível, de todos seus relacionamentos significativos: quais eram os sentimentos presentes, quais foram as memórias afetivas marcantes de cada relação, barreiras, sofrimentos, alegrias, dentre outros.

O projeto cultural foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), referente ao Edital de Seleção de Projetos Culturais de Educação Patrimonial nº 013/2018, que tem o objetivo de apoiar projetos que oportunizem a promoção da educação patrimonial, visando à preservação e proteção do patrimônio arquitetônico, natural, ecológico, paisagístico e arqueológico.

Nesse sentido, o objetivo principal do projeto foi identificar as referências culturais que formam o patrimônio cultural da cidade de Baixo Guandu na visão de seus moradores, por meio dos registros documentais iconográficos, audiovisuais, sonoros ou textuais visando mapear, reconhecer, valorizar e preservar os bens patrimoniais e suas relações com os moradores da comunidade.

Segue a programação do evento:
Lançamento do Inventário e Exposição fotográfica dos acervos e álbuns das famílias de Baixo Guandu
Data: 01/11/2019
Local: Salão do Círculo Operário
Horário: 9 horas
 
Lançamento do Inventário e Exposição fotográfica dos acervos e álbuns das famílias de Baixo Guandu
Data: 01/11/2019
Local: Escola Viva de Baixo Guandu
Horário: 14h30
Palestra: Palestra – "Patrimônio fotográfico capixaba: a importância dos álbuns de família para a história local" (Professor Andre Malverdes).
Data: 01/11/2019
Local: Escola Viva de Baixo Guandu
Horário: 15 horas
 
 
Oficina de elaboração de Projetos Culturais – Professor Andre Malverdes (UFES).
Data: 01/11/2019
Local: Câmara Municipal de Baixo Guandu
Horário: 18 horas
Informações: cultura@pmg.es.gov.br