Projeto do Meio Ambiente troca material reciclável por mudas de árvores

Começa oficialmente amanhã (23/10), um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente destinado a diminuir a quantidade do lixo produzido em Baixo Guandu, com aproveitamento de materiais recicláveis e destinados a uma associação local,   que transforma em renda o que geralmente é descartado.

O Projeto “Recicle e Plante” troca este material descartável por mudas de árvores nativas, propiciando aos participantes uma colaboração efetiva na melhoria da cobertura vegetal da cidade.

Todo o lixo produzido em Baixo Guandu é hoje acondicionado em containers e levado para Colatina, onde uma central recebe estes resíduos e dá destinação de forma a não prejudicar o meio ambiente. Mas isto gera um custo de aproximadamente R$ 50 mil mensais ao município.

“Nosso projeto é diminuir a quantidade deste lixo que é levado a Colatina, com o aproveitamento
do material descartável, o que diminui os custos da Prefeitura. Ao mesmo tempo, queremos destinar este material  à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamare), gerando renda para várias famílias”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente Allony Torres.

A partir de amanhã a Secretaria de Meio Ambiente, que se localiza próxima à rodoviária, já estará recebendo materiais descartáveis, como: embalagens de material de limpeza, garrafas pet, caixas de leite, caixas de suco e similares, papelão e produtos de metal como latas de óleo, sardinha, leite em pó e assemelhados, além de latinhas de alumínio.

Quem levar 15 itens de descartáveis ou 5 quilos de papelão, troca por uma muda  de árvore – como ipê, jenipapo, pau brasil, angelim doce ou outra que estiver disponível.

A partir do começo de novembro, a Secretaria de Meio Ambiente vai levar a campanha a todos os bairros da cidade, instalando nas escolas municiais, durante um dia inteiro, um ponto de coleta.

Uma tenda ficará na escola durante o dia programado para esclarecimentos sobre a campanha , que também envolverá a comunidade escolar na luta para tornar a reciclagem uma prática constante em Baixo Guandu. Ali mesmo  – nas escolas – serão distribuídas as mudas, com a campanha mantendo um ponto fixo de coleta na sede da Secretaria de Meio Ambiente.

O Projeto da Secretaria Municipal tem o apoio da Aliança Energia e da empresa Sthingel Material de Construção, devendo até o final do ano se estender a todos os bairros da cidade.

“Nosso objetivo é tornar a prática da separação do material reciclável uma constante em Baixo Guandu, melhorando o meio ambiente, trazendo economia aos cofres públicos na destinação dos resíduos e ainda ajudando a associação de catadores”, finalizou o secretário Allony Torres.

Mais Informações:
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Telefone: (27) 3732-3214

Vídeo da Associação de Catadores de materiais Recicláveis (Ascamare) mostra a importância da coleta seletiva de lixo