Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Projeto Estação Cultural, da Fundação Vale, desembarca neste sábado em Baixo Guandu

Neste sábado, dia 21 de outubro, a partir das 16 horas, a Estação Ferroviária de Baixo Guandu  se tornará um espaço de difusão e promoção da cultura do município com a realização do projeto Estação Cultural.

O evento faz parte do Programa de Itinerância Cultural, uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Vale, que tem como objetivo contribuir para a democratização do acesso à cultura e para a preservação do patrimônio cultural brasileiro. 
 

O projeto percorre municípios do interior do Brasil localizados ao longo das estradas de ferro operadas pela Vale no Norte e Sul do país com o objetivo de mapear algumas de suas manifestações culturais e promover ações que contribuam para divulgação e valorização da cultura local. Para isso, as estações ferroviárias tornam-se espaços culturais efêmeros que promovem o encontro e a celebração da cultura das cidades visitadas pelo Itinerância Cultural. 

A ação será voltada às pessoas que utilizam o transporte de passageiros ofertado pela Vale entre o Espírito Santo e Minas Gerais, embarcando ou desembarcando na Estação Ferroviária de Baixo Guandu; ao público que circula pelas áreas comuns da estação; a alunos de escolas municipais e estaduais do município; e ao público em geral.

Entre as atividades previstas no Estação Cultural estão exposições de produtores locais; oficinas de Fanfarra com instrumentos de material reciclado; exposição do Museu Vale, localizado em Vila Velha/ES, que mostra a  história da Estrada de Ferro Vitória a Minas; contação de história; projeção de fotos; apresentações musicais; e o lançamento do livro "Estação Cultural: Mapeamento de Baixo Guandu", publicação que apresenta algumas das manifestações culturais de Baixo Guandu e, assim, contribui para o reconhecimento e para a valorização da identidade cultural do município.