Projeto Estação Cultural, da Fundação Vale, reuniu grande público no último sábado

Um público estimado em 3 mil pessoas prestigiou, no último sábado, o projeto “Estação Cultural”, da Fundação Vale, realizado entre as 16 e 22 horas na estação ferroviária de Baixo Guandu.

Foram seis horas de muito divertimento e um reencontro dos guanduenses com suas manifestações culturais, com apresentações de bandas locais, projeção de fotos, contação de histórias, exposição fotográfica e o lançamento do livro “Estação Cultural: Mapeamento de Baixo Guandu”.

Esta iniciativa da Fundação Vale escolheu Baixo Guandu para ser a primeira cidade contemplada com o projeto. Durante mais de 30 dias uma equipe esteve na cidade fazendo um levantamento das manifestações culturais locais, traduzidas depois na publicação do livro e nas apresentações realizadas no pátio da estação ferroviária.

O público gostou de participar do projeto, que reuniu grande número de estudantes das redes pública e particular de Baixo Guandu. O “Estação Cultural” promoveu a divulgação da cultura local, incluindo aspectos artísticos em geral e até da gastronomia – houve distribuição de doces caseiros, do famoso brote pomerano e exposição da cachaça de manga primorosa, uma exclusividade guanduense.

Um grande palco montado na área da estação permitiu apresentações artísticas locais, entre eles o da Banda Lyra Guanduense, e de grupos musicais de diversos estilos. A garotada se divertiu com a contação de histórias e o público em geral conheceu em fotografias um pouco mais da história da Vale.

A Estação Cultural providenciou ainda um grande painel fotográfico, onde foram retratadas pessoas da cidade que fazem parte da cultura local, apresentando temas como a cavalgada, as festas populares, a feirinha municipal, os seleiros, os pintores de obras artísticas, músicos que fazem a historia da cidade, os trabalhadores em olaria e outros aspectos.

Este painel foi doado para a Prefeitura, que colaborou com as atividades da Estação Cultural oferecendo informações e apoio no levantamento das atividades artísticas locais.