Projeto O Futuro do Rio Doce seleciona 150 jovens para atuação em 2020

O Futuro do Rio Doce é um programa para jovens que oferece formação vivencial em ativismo e empreendedorismo social, desenvolvido pelo Instituto Elos, em parceria com a Fundação Renova.

No ano de 2020, serão selecionados 150 jovens de todo o vale do rio Doce para fazer parte do projeto e as inscrições poderão ser feitas pelo site, através do link: institutoelos.org/riodoce

Ontem (21/01), estiveram no gabinete do prefeito Neto Barros os representantes do Instituto Elos Herbert Lima e Aline Bento, fazendo a divulgação do programa, sendo recebidos pelo vice-prefeito Eloy Avelino e a secretária muncipal de Educação Cenira Antônia da Silva.

O programa capacita  jovens, mobiliza e apoia o desenvolvimento de iniciativas sociais, culturais e ambientais nos municípios ao longo da Bacia do Rio Doce.

Os participantes irão:

• Aprender técnicas de mobilização social e planejamento
• Construir uma grande rede de transformadores com outros jovens ao longo da Bacia do Rio Doce
• Realizar projetos de impacto dentro da sua comunidade
• Quando acontece?

As inscrições para o processo de seleção da segunda edição do programa já estão abertas. Com duração de 2 anos, exige presença obrigatória em algumas atividades, como os encontros locais e regionais, bem como disponibilidade para viajar por períodos de 4 dias (incluindo dias de semana). Apesar disso, cremos que sua carga horária pode ser compatível com a rotina de quem estuda e/ou trabalha e estamos à disposição para conversar sobre isso.

Quem pode participar?
Iremos selecionar 150 jovens, de 18 a 29 anos, residentes em municípios que compõe a Bacia do Rio Doce. Buscamos jovens talentos que querem pôr a mão na massa e criar ações que melhorem a qualidade de vida da comunidade que mora na região. Inscreva-se agora aqui.

Onde irá acontecer?
Os encontros acontecem em cidades de Minas Gerais e Espírito Santo ao longo do Rio Doce e, quando exigirem deslocamento, terão os custos viabilizados pelo programa.

Quanto custa participar do programa?
A participação é 100% gratuita, e oferece:

• 240 horas de formação na Metodologia Elos, certificada e reconhecida internacionalmente.
• acompanhamento técnico e pedagógico, presencial e online;
• materiais pedagógicos;
• cobertura dos custos logísticos quando for necessário (transporte, acomodação, alimentação);
• certificado de conclusão da formação de 2 anos;

O Futuro do Rio Doce Somos Nós é fruto da parceria entre a Fundação Renova e o Instituto Elos. A Fundação busca, através da Rede Jovem do Rio Doce, mobilizar e articular as juventudes da bacia através de processos educativos e de desenvolvimento socioambiental que conectem a juventude com a reparação de seus territórios.

Os representantes do instituto Elos foram recebidos no gabinete pelo vice-prefeito Eloy e a secretária municipal de Educação Cenira Antônia da Silva