Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Projeto para pavimentar trecho da rampa do Monjolo será licitado

Baixo Guandu está entre as cidades contempladas no projeto Caminhos do Campo do Governo Estadual, que visa pavimentar estradas rurais e elaborar projetos para futuras pavimentações. Num primeiro momento, 17 municípios aguardam a licitação das obras, totalizando 143,57 km de pavimentação. Outros 31 municípios, incluindo Baixo Guandu, terão os projetos licitados. Os trabalhos serão realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Somando as 17 obras e os 31 projetos a serem licitados, a Seag vai investir cerca de R$ 120 milhões que vão proporcionar 476 quilômetros de pavimentação em estradas rurais no estado. O projeto a ser licitado em Baixo Guandu contempla a área da rodovia ES 446 que dá acesso a rampa do Monjolo. Serão oito quilômetros de pavimentação.

Esse é o primeiro trecho conquistado por Baixo Guandu nos 10 anos do Programa Caminhos do Campo. “Fomos beneficiados com o projeto, que depois de pronto, propiciará a licitação para a obra. Como tínhamos direito a oito quilômetros, levamos para o Monjolo, haja vista que beneficiará os produtores rurais do Alto Laje e Alto Palmital e ao turismo, já que lá existe a rampa de voo livre hoje conhecida mundialmente”, explicou o prefeito Neto Barros.

Com a melhoria nas estradas rurais, o escoamento da produção agrícola fica ainda melhor, reduzindo custos de perdas. Outro fator positivo é a geração de novos negócios e o fortalecimento do agroturismo.

O programa Caminhos do Campo existe desde 2004. De lá pra cá, já foram pavimentados 105 trechos em 52 municípios capixabas, totalizando 746 km, com investimentos de mais de R$ 250 milhões.

 

Assessoria de Comunicação

Fabiano Damasceno

noticia@pmbg.es.gov.br