Projeto Recicla Guandu chega às escolas do município

Quando o assunto é o meio ambiente, conscientização é a palavra-chave que pauta as ações voltadas aos esforços de preservação da natureza. E ninguém melhor do que as crianças e adolescentes como protagonistas dessas iniciativas.

Em junho, quando se comemora a Semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Baixo Guandu, por meio das secretarias de Meio Ambiente, de Educação e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a ASCAMARE, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis ‘Cidadão Amigo do Meio Ambiente’, lançou um projeto de coleta de material reciclável nas escolas do Município denominado “RECICLA GAUNDU”, com entrega de PEV’s – Ponto de Entrega Voluntária nas escolas da rede pública municipal, onde a população poderá descartar todo o material reciclável produzido em suas casas.

A participação dos alunos das escolas de Baixo Guandu no projeto é vista pelos associados da ASCAMARE como fundamental para o sucesso do programa, já que são eles os ‘formadores de opinião’ junto aos seus familiares, como explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Baixo Guandu, Clovis Rodrigues.

“Os diretores convencem os professores, estes, de maneira transversal, trabalham o meio ambiente e a educação ambiental, buscando tocar na criança a sensibilidade de pedir aos pais que não joguem material reciclável fora”. Essa sequência natural de atitudes irá coroar de sucesso a iniciativa de conscientização.

Além de conscientizar a população cada vez mais sobre a importância da destinação correta do lixo, o projeto pretende melhorar o nível de renda dos Catadores das ASCAMARE, que desempenham papel fundamental em todo o processo de coleta e destinação de materiais recicláveis.

“Quanto maior a quantidade de material recebido pelos PEVs, melhor para a preservação do meio ambiente, e, ao mesmo tempo, para os profissionais da ASCAMARE, que terão a sua renda melhorada em função do maior volume de reciclagem”, aponta Clovis.

O projeto “RECICLA GUANDU” nas escolas será permanente e estará disponível em todas as escolas da rede municipal de ensino.

A Escola Municipal São Vicente é uma das parceiras no projeto PEV