Publicações especializadas em economia destacam crescimento de Baixo Guandu

Duas publicações capixabas especializadas em economia, que circularam na primeira quinzena do mês de agosto, destacaram o excelente crescimento de Baixo Guandu nos últimos anos, com índices que apontam resultados positivos em vários indicadores.

A Revista Capixaba dos Municípios e o Anuário 2019 da rede Gazeta publicaram um informe institucional sobre a evolução da economia de Baixo Guandu, que especialmente a partir de 2013 teve um crescimento que colocou o município na rota dos melhores investimentos do Espírito Santo.

Com o título “Baixo Guandu Cresceu e Apareceu”, a publicação analisa que, apesar da forte crise econômica que o país viveu nos últimos anos, desde 2013 o município trabalhou no mercado incentivando investimentos, divulgando as vantagens para abertura de novos negócios no município.

A publicação ressalta que Baixo Guandu buscou o crescimento através de incentivos fiscais, além de desburocratizar a abertura de empresas – a cidade é uma das poucas do Estado que libera o alvará de funcionamento em 24 horas.

Os números mostram com clareza (ver quadros abaixo) que Baixo Guandu cresceu acentuadamente, desde 2013, no número de empresas individuais e de micro e pequenos empreendedores, trazendo como consequência a recuperaração dos índices de ICMs que o município recebe.

Outro dado importante divulgado pelas publicações foi o crescimento muito acentuado no faturamento das empresas instaladas em Baixo Guandu. Em 2012, por exemplo, o faturamento de todas estas empresas somou R$ 282 milhões, saltando para R$ 436 milhões em 2018, um crescimento que chega perto de 80%.

Para o prefeito Neto Barros, a atual gestão trabalhou muito no sentido de desenvolver a economia, mesmo enfrentando desde 2013 primeiro uma forte enchente, depois 3 anos de estiagem rigorosa, tudo isso aliado a uma forte crise econômica e também política do país.

“Enfrentamos todas as adversidades imagináveis e conseguimos crescer economicamente com segurança. Garantimos a estabilidade das contas públicas municipais e tudo isso está permitindo, inclusive, que o município ofereça um conjunto extraordinário de obras, algumas iniciadas e várias outras em licitação, num investimento que passa de R$ 35 milhões, até o final do nosso mandato em 2020”, falou o prefeito Neto Barros.