Quatro mil vão participar do tradicional desfile da Independência, no sábado

Está tudo preparado para o desfile de 7 de Setembro em Baixo Guandu, que se tornou uma grande tradição na cidade e este ano vai estar cheio de atrações, com 40 pelotões e aproximadamente 4 mil pessoas participando, além de 12 fanfarras.

O desfile da Pátria, que começa às 16 horas para evitar o forte calor da cidade neste período do ano, vai ser realizado em local diferente: na rua Fritz Von Lutzow, com concentração nas proximidades das Igrejas Batista/Maranata e palanque armado em frente à nova Prefeitura Municipal, que está em fase final de obras.

A mudança do local aconteceu em função das obras que estão sendo realizadas na avenida Carlos de Medeiros, onde tradicionalmente ocorre a apresentação das escolas e demais entidades da cidade.

A Prefeitura vai armar na sexta-feira uma boa estrutura nas proximidades da nova Prefeitura para dar mais conforto ao público, com arquibancadas e banheiros químicos, a exemplo do que já ocorreu no ano passado. No sábado pela manhã já acontece a Corrida Rústica da Independência, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, e às 16 horas começa o desfile.

Temas Variados
A Secretária Municipal de Educação, professora Cenira Antonia da Silva, explicou que o desfile deste ano foi preparado com todo o carinho pelas escolas, com cada uma desenvolvendo um tema específico nas suas alegorias.

“Há meses os professores, outros profissionais da Educação e nossos alunos estão se preparando para o desfile de 7 de Setembro, que é tradicional e vai novamente ser muito bonito. Teremos 40 pelotões, 12 fanfarras, várias entidades e escolas, totalizando  cerca de 4 mil pessoas se apresentando no desfile”, explicou a professora Cenira.

Os temas apresentados pelas escolas na avenida são diversos, como o voo livre, os artistas da cidade, o rio Guandu, o meio ambiente, a diversidade cultural, a importância da família, as belezas naturais e o patriotismo, entre outros.

“São muitos temas que com certeza vão agradar em cheio”, explicou a secretária de Educação. Além dos alunos da rede municipal e particular de Baixo Guandu, vão participar do desfile também a Policia Militar, a Banda Lira Guanduense, a APAE, Clube dos Aventureiros, dos Desbravadores da Igreja Adventista, Rainha e Princesas da Pomerfest, a Associação de Motociclistas “Do Grau”, o grupo musical COMUZZB e o pelotão dos cavaleiros.