Reajuste de salário para agentes de saúde

Os Agentes Comunitários de Saúde de Baixo Guandu ganharam um reajuste salarial, retroativo a 02 de janeiro deste ano. Os profissionais, que antes recebiam R$ 871,00 por mês, passam a ganhar agora R$ 902,50 (mensal) de salário base. Os agentes ainda recebem outros benefícios como insalubridade e gratificação. Ao todo 73 agentes serão beneficiados e, somados o salário base mais os valores adicionais, passam a receber agora R$ 1.098,10 (mensal).

As despesas com o salário base dos agentes vêm do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.  Mensalmente é enviado à prefeitura o valor de R$ 69.350,00 para o custeio dessa despesa. Porém esse valor não é suficiente para arcar com o custo de todos os agentes que é de aproximadamente R$ 100 mil mensal. Por isso, a prefeitura de Baixo Guandu é responsável por completar mensalmente o valor de mais de R$ 30 mil, que inclui despesas com insalubridade, gratificação e a parte patronal de INSS de 23,22%. “Os recursos que vem do governo federal são insuficientes para arcar com os pagamentos dos salários dos 73 agentes, ficando a cargo da prefeitura complementar o valor, que gira em torno de 30% do total”, explicou o prefeito Neto Barros.

O decreto n° 4.960/13 que altera os salários dos Agentes Comunitários de Saúde de Baixo Guandu, com base na Lei Municipal n°2653/2011 e Portaria n° 260 do Ministério da Saúde, foi assinado na semana passada pelo Prefeito Neto Barros. “Buscamos a valorização dos servidores da prefeitura. Desde o início do ano as leis estão sendo respeitadas e as melhorias vêm se somando. Vai desde a concessão automática das gratificações por tempo de serviço, insalubridade, revisão geral da remuneração, horas extras, até a discussão dessas melhorias com os próprios servidores através da mesa de negociação salarial, em parceria com o Sindicato”, finalizou.

Assessoria de Comunicação – PMBG

Fabiano Damasceno