Reciclagem e cuidados com o Meio Ambiente – projetos que visam melhorar a qualidade de vida do Guanduense

Separar o lixo reciclável do não reciclável. Economizar água, energia, enfim, cuidar do Meio Ambiente tem sido uma preocupação geral nos últimos anos e nada mais justo que a Prefeitura de Baixo Guandu trabalhar esses cuidados com a população.

Uma das propostas será a fabricação de sabão a partir do aproveitamento do óleo de cozinha usado como matéria prima. O projeto será realizado em parceria com as secretarias de Educação, Saúde e Ação Social do município para trabalhar nas escolas, Unidades de Saúde e projetos sociais, o uso desse material. “Vamos criar pontos de entrega do óleo de cozinha, onde a comunidade, de forma semanal deixará o óleo de cozinha e este material será destinado a cooperativas para ser transformado em sabão”, disse Lourival Demuner, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Em breve também será implantado o projeto “Porta a Porta”, onde serão entregues nas residências sacos plásticos de lixo com identificação do tipo de material a serem descartados, separados a princípio em lixo seco e lixo úmido. “Além da coleta Porta a Porta, serão criados também Pontos de entrega Voluntária (PEV’s) para que as pessoas possam realizar a entrega de materiais recicláveis”, contou o secretário.

Essa separação do lixo em sacos plásticos diferenciados proporciona agilidade na segregação (separação) e o devido tratamento do material na Usina de Reciclagem. Todo o material coletado será encaminhado para usina de separação e compostagem, onde o lixo seco reciclável será separado e embalado para ser comercializado e o lixo úmido destinado ao pátio de compostagem para ser transformado em adubo orgânico, indicado para ser utilizado em diversas atividades como parques, jardins, projetos paisagísticos, reflorestamento, horticultura, fruticultura, cultivo de mudas e outros.

Baixo Guandu se prepara para o futuro. Faça parte dessa ideia e cuide do Meio Ambiente.

Elaine Zambon

Assessoria de Comunicação – PMBG