Recordista na queda de homicídios, Baixo Guandu faz reunião do GGIM para avaliar segurança

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizou ontem pela manhã (18/09), no salão de Júri do Fórum, mais uma reunião para analisar a segurança pública  no município, repetindo uma série de encontros que desde 2013 se tornaram rotina na gestão pública Municipal.

Baixo Guandu conseguiu um feito inédito na segurança pública nos últimos 7 anos, ao reduzir em 85% os casos de homicídio, o melhor resultado neste item em todo o Estado, considerando a população de municípios de porte semelhante.

Na reunião de ontem, além do prefeito Neto Barros e todo o seu secretariado, o vice-prefeito Eloy Avelino e vereadores, participaram militares lotados na 2ª Cia do 8º Batalhão da PM, sediada em Baixo Guandu.

A Cia da PM foi representada pelo capitão Balbino, em função do afastamento temporário por motivo de saúde do titular daquela unidade, capitão Wagner Batista.

O capitão Balbino, que já comandou a 2ª Cia em Baixo Guandu, fez um relato da segurança pública na região e elogiou Baixo Guandu pelos excelentes resultados especialmente relacionados aos crimes de morte.

"Em Baixo Guandu chegamos a ter mais de 20 homicídios anuais, um número absurdo que felizmente hoje não existe mais. Aqui passamos mais de um ano sem um assassinato sequer e a sociedade local está de parabéns, bem como a criação do GGIM, que foi muito importante nesta conquista", disse o capitão Balbino.

O GGIM foi criado em 2013 pelo prefeito Neto Barros, no mesmo ano que assumiu a Prefeitura, ao se deparar com o quadro caótico na segurança pública. O município chegou a registrar 25 homicídios em 2011.

Gradativamente estes números absurdos foram mudando e já em 2018 a cidade comemorava a queda de 80% no número de homicídios, tendência que se repete com melhores índices ainda em 2019.

O GGIM reúne o poder Executivo Municipal, as polícias Militar e Civil, poder Judiciário e Ministério Público, que atuam de forma conjunta no combate à criminalidade.

As reuniões do GGIM, como a realizada ontem, debatem  as questões que envolvem a segurança, com análise inclusive social da motivação da violência. Com atuação conjunta, os diversos órgãos tem conseguido resultados extraordinários no combate ao crime.

O GGIM reune o Poder Executivo municipal, as Polícias Militar e Civil, representantes do MInistério Pùblico e do Poder Judiciário