Reforma do novo SESP e praça saudável anexa serão inauguradas hoje em Guandu

A  Prefeitura de Baixo Guandu entrega oficialmente hoje à noite, (10/07) mais duas importantes obras para a cidade: a reforma completa do prédio do Centro de Saúde do Centro (antigo SESP) e a praça saudável que foi construída na área anexa.

O prédio do SESP foi construído nos anos 1950 em Baixo Guandu e sempre serviu de referência para as ações de saúde na cidade, mas foi entregue em 2013, no começo da atual gestão, em estado de calamidade: paredes rachadas, sistemas hidráulico e elétrico totalmente danificados, com infiltrações e completamente sujo nas dependências, comprometendo até a segurança dos usuários e funcionários.

Quem vê o novo SESP agora sente de perto tudo que foi realizado ali: uma reforma completa e adequações, com projeto paisagístico também privilegiando o verde e climatização, para atender de forma confortável e aconchegante os usuários. Desde o ano passado o novo prédio do SESP já está sendo utilizado, porém a inauguração oficial acontece hoje, a partir das 19 horas. A Secretaria Municipal de Saúde vai estar no local desde às 17 horas, fazendo uma 'feirinha da saúde', com demonstração dos serviços oferecidos por aquele setor no município.

Mas não é só o novo prédio do SESP que estará sendo inaugurado hoje: na área anexa do prédio foi construída uma moderna praça saudável, uma extensa área  com academia, muito verde, parquinho infantil, bancos e iluminação perfeita, que permite a utilização daquele espaço também à noite.

O conjunto novo prédio do SESP/Praça Saudável ficou  muito bonito e chama a atenção de  quem passa pela rua dr. Hugo Lopes Nale, em frente ao hospital.  E não é para menos: o que existia antes ali era uma área abandonada, com muros caindo, estoque de carros estragados e um prédio caindo aos pedaços.

O prefeito Neto Barros destacou que ao assumir a Prefeitura, em 2013, de imediato sentiu a necessidade de reformular completamente a área do SESP, encontrada em estado de  abandono e colocando em risco até a segurança de usuários e servidores.

“Hoje entregamos oficialmente um prédio moderno, reformado e restaurado, resgatando inclusive a história do nosso SESP, que prestou durante décadas grandes serviços à saúde do guanduense. E também a praça saudável anexa, restaurando completamente uma área que encontramos abandonada pelo poder público”, falou o prefeito Neto.

Homenagens
O prédio do novo SESP, que na realidade abriga a Unidade de Saude Central de Baixo Guandu, recebeu o nome de Dilman Neto Ferreira, uma senhora muito querida na cidade pelas ações comunitárias e esposa de um conhecido advogado, dr. Galba Ferreira.

Já a praça saudável levou o nome do professor de educação física Carlos Alberto Arreco , o professor Lelei, falecido este ano precocemente, aos 53 anos, vitima de enfarte. Carlos Alberto foi professor das redes estadual e municipal em Baixo Guandu durante muitos anos, sempre dedicado em sua profissão.

Comparação
As fotos abaixo retratam como era e como ficou a reforma do prédio do antigo SESP:

As fotos abaixo retratam como era e como ficou a área onde foi construída a praça saudável: