Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Rio Guandu continua subindo, mas chuvas diminuíram na região e tendência é normalização em 48 horas

O rio Guandu ainda vai subir de nível nas próximas horas hoje (07/02) com potencial para inundação em partes mais baixas do bairro Operário, em Baixo Guandu, mas a boa notícia é que as chuvas diminuíram na região e a tendência é de normalização da situação nas próximas 24/48 horas.
 
Hoje a Defesa Civil de Baixo Guandu divulgou um comunicado pedindo que a população ribeirinha  fique em alerta, já que nos municípios de Afonso Claudio e Laranja da Terra, nas cabeceiras do rio Guandu, as chuvas foram intensas entre terça e quarta-feira.
 
Segundo a Defesa Civil, o rio Guandu deve continuar subindo até o final da tarde e início da noite, mas a tendência é de baixa no nível a partir deste período.
 
 Esta situação pode mudar se as chuvas retornarem com altos volumes, porém os institutos de meteorologia estão prevendo menos chuva para hoje (23mm) e amanhã (19mm). Na sexta pode chover ainda 11mm e a partir de sábado e no período de carnaval a previsão é de sol em todo o Espírito Santo.
 
Baixo Guandu teve nos últimos 8 dias chuvas intensas, somando 260 mm no período. A chuva foi muito bem vinda para um município que atravessa quase 4 anos de muita seca, mas a intensidade da chuva também traz transtornos, especialmente nas estradas que dão acesso aos distritos do interior.
 
De maneira geral os danos com as fortes chuvas não foram tão significativos e a Secretaria de Desenvolvimento Rural cuidará da manutenção das estradas assim que o tempo ficar firme. Nestes dias de muita chuva o maquinário se limitou a fazer a retirada de barreiras para permitir o tráfego de veículos para o interior.