SAAE divulga nota de repúdio a acusações de vereador e atesta qualidade da água tratada

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Baixo Guandu (SAAE) divulgou ontem (20/02) uma “nota de repúdio” às acusações do vereador Romilson Araújo, que em discurso na Câmara Municipal teria usado de publicações falsas nas mídias sociais para aterrorizar a população de Baixo Guandu, divulgando a noticia de uma suposta contaminação da água tratada distribuída pela autarquia.

O SAAE afirma na nota que desafia quem quer que seja a comprovar as acusações “mentirosas, caluniosas e irresponsáveis”, informando que a água do rio Doce distribuída à população atende, conforme comprovam laudos de posse da autarquia, as exigências do Ministério da Saúde.

A íntegra da “Nota de Repúdio” do SAAE tem o seguinte teor:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Baixo Guandu, mais uma vez, vem a público repudiar as acusações criminosas de que tem sido vítima, inclusive na pessoa de seu diretor, Luciano de Bem Magalhães, sobre o suposto estado de ‘envenenamento’ da água que trata e distribui à população guanduense.

Agora, de maneira não menos irresponsável, mentirosa, caluniosa e covarde, na medida em que se esconde atrás da sua imunidade parlamentar para atacar a imagem desta Autarquia e a honra de seu diretor, o vereador Romilson Araújo, em discurso na Câmara Municipal, na sessão do último dia 17 de fevereiro, usou de publicações falsas das mídias sociais para tentar aterrorizar a população com a notícia de uma suposta ‘contaminação’ na água tratada pelo SAAE, da qual os guanduenses estariam sendo vítimas.

O SAAE reitera que os laudos da água do rio Doce, em análises antes e depois da captação, estão à disposição da população em sua página na Internet, laudos estes rigorosamente alinhados às exigências do Ministério da Saúde, que por meio do Anexo XX, da Portaria de Consolidação nº 05, de 28/09/2017, determina os padrões de potabilidade da água para consumo humano.

Nesse sentido, o SAAE de Baixo Guandu desafia a quem quer que seja a comprovar as acusações mentirosas, irresponsáveis, caluniosas e repletas de intenções políticas, proferidas pelo vereador em sua sanha de ludibriar a população com as intenções e modus operandi fartamente conhecidos e repudiados pelos guanduenses de bem.

Oportuno lembrar que não é a primeira vez que o SAAE de Baixo Guandu é vítima de políticos inescrupulosos: há alguns anos, a autarquia foi acusada por outro vereador de, pasmem, adicionar, deliberadamente, chumbo à água distribuída à população. Em comum, os dois episódios trazem consigo a torpeza daqueles homens públicos tristemente marcados por suas atitudes.

Por fim, o SAAE de Baixo Guandu declara que levará às barras dos tribunais todos aqueles que publicamente se empenham, por conveniência financeira ou política, em denegrir a imagem da Instituição, inclusive os que confundem imunidade com impunidade parlamentar.

Baixo Guandu, 20 de fevereiro de 2020.