Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Sai calendário de pagamento do IPVA para 2014

Os moradores de Baixo Guandu, proprietários de veículos, devem ficar atentos ao prazo de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz) divulgou na semana passada o calendário de pagamento para 2014.

Existem dois prazos de pagamento do IPVA. Proprietários de caminhões, ônibus e micro-ônibus terão entre os meses de março e agosto para efetuarem o pagamento. Já o IPVA para automóveis, caminhonetas, utilitários, motocicletas e demais veículos deverá ser quitado entre os meses de abril e junho. Em ambos os casos, o pagamento pode ser feito à vista, com desconto de 5%, ou em duas vezes.

O IPVA é calculado sobre valor de mercado dos veículos em tabela elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A alíquota é de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores. Para carros de passeio e caminhonetas e embarcações a alíquota é de 2%.

Metade do valor arrecadado pertence ao município onde o veículo foi emplacado. Desse dinheiro que Baixo Guandu irá receber, por lei, 25% tem de ser usado para a educação e 15% para a saúde.

Os boletos para o pagamento do imposto começarão a ser entregues aos contribuintes pelos Correios no mês anterior ao vencimento da cota única. Os documentos serão enviados ao endereço cadastrado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Pagando seu IPVA em dia você ajuda no crescimento e desenvolvimento da cidade.

Confira a tabela

Caminhões, ônibus e micro-ônibus

Automóveis, caminhonetas, utilitários, motocicletas e demais veículos

Assessoria de Comunicação

Fabiano Damasceno

noticia@pmbg.es.gov.br