Saúde amplia horário de vacinação contra a febre amarela em Baixo Guandu

Com o objetivo de atender a quem trabalha durante o dia, a Secretaria Municipal de Saúde de Baixo Guandu está disponibilizando, de hoje (30 de janeiro) até a próxima quinta feira (2 de fevereiro), um horário ampliado para vacinação contra a febre amarela.

O NESF, localizado na rua Hugo Lopes Nale e o posto de Saúde do bairro Santa Mônica, vão funcionar também das 17h30m até às 20 horas. Mas o atendimento à população continua durante toda esta semana em 9 postos localizados em toda a cidade, no horário de 8 às 14 horas.

Com início no último dia 23 de janeiro pelo interior e desde o dia 26 atendendo também a sede de Baixo Guandu, a vacinação contra a febre amarela continua em ritmo acelerado. Um total de 16 mil pessoas (cerca de metade da população) já foram vacinadas e a expectativa é que até o início da próxima semana este número chegue a mais de 25 mil pessoas. Existe vacina para atender a todos, já que a cidade recebeu 35 mil doses.

Encaminhados
Ontem a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que 3 pessoas residentes em Baixo Guandu (duas do distrito de Vila Nova do Bananal e uma do KM 10 do Mutum) e uma pessoa residente no interior de Itueta (MG), foram encaminhadas ao hospital Dório Silva com sintomas da doença.

Estas pessoas foram atendidas no hospital e, por precauçao, acabaram transferidas, porém todas estão em boas condições, sem agravamento dos sintomas. O hospital de Baixo Guandu atendeu ainda a uma pessoa do sexo masculino, da zona rural de Aimorés, que veio a falecer com sintomas da febre amarela, no último sábado. A Vigilância em Saúde colheu material desta pessoa e enviou para exames.

A Secretaria Municipal e a Vigilância em Saúde estão com trabalho intenso voltado para a questão da febre amarela, com várias equipes atuando nos postos e reuniões permanentes de avaliação. Não há motivo para alarde com a doença, mas toda a população deve se vacinar como medida cautelar.