Saúde bucal em Baixo Guandu

Mais e melhores atendimentos e procedimentos para a população

Relatório recente da Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Baixo Guandu mostra uma nova realidade no atendimento odontológico à população a partir de janeiro de 2013.

Não apenas na quantidade de atendimentos, que praticamente triplicou na comparação com os biênios 2011/2012 – 2013/2014 (67.112 x 180.439), mas na qualidade dos serviços ofertados, os guanduenses passaram a ter acesso a procedimentos até então inacessíveis para grande parte da população. De julho de 2013 a agosto de 2015, nada menos do que 267,71 mil procedimentos foram realizados.

Desde 2013, seis novos consultórios odontológicos, equipados com aparelhos de última geração, foram instalados e estão em funcionamento. Em breve, será inaugurado outro, no bairro São José, além de Alto Mutum Preto, que também será contemplado com um consultório odontológico.

DIGNIDADE

Uma das primeiras ações na área de saúde bucal do município foi levar dignidade a muitos guanduenses com a oferta de 280 próteses dentárias. O resgate do sorriso teve início com a implantação do programa nas entidades de assistência social, como o Lar da Velhice Ângelo Passos, onde vários idosos ganharam um novo sorriso.

Outras 47 pessoas foram beneficiadas com a colocação de aparelhos ortodônticos. Todas elas recebem acompanhamento e manutenção dos aparelhos pelos dentistas da Secretaria de Saúde. Além disso, 20 tratamentos de endodontia (canal) foram realizados, com a respectiva implantação de coroa unitária em porcelana.

ATENÇÃO PERMANENTE

Outro ponto positivo é a manutenção diária dos equipamentos odontológicos por uma empresa contratada pela Prefeitura. Assim, são evitadas as interrupções nos tratamentos e programas odontológicos municipais.

A escovação supervisionada com bochecho fluorado, que em 2011 e 2012 não estava sendo aplicada por falta de material, a partir de 2013 passou a ser feita sem interrupção. Hoje, os programas de prevenção e tratamento contam com materiais e equipamentos que em nada ficam devendo aos consultórios particulares.

CAMPANHAS

Com uma infraestrutura adequada, a Secretaria de Saúde vem colocando em prática diversas campanhas de saúde bucal. A ‘Dente Limpo’, por exemplo, atende mil pacientes a cada semana em que é realizada. Nela são feitas limpezas e aplicação de flúor periódicas.

Outra campanha, a ‘Fio Dental’, já distribuiu mais de 1.000 unidades de fio dental à população, acompanhadas de orientação do seu uso correto.

Mais duas campanhas também são levadas à população: a do ‘Câncer Bucal’, onde são realizados exames clínicos para a detecção precoce do câncer, e a ‘Bebê Clínica’, onde é feito o acompanhamento da saúde bucal dos bebês desde o nascimento.

Palestras feitas quadrimestralmente nas escolas (promoção da saúde), com temas referentes à odontologia, incentivam os cuidados com a saúde bucal desde a primeira infância.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br